Mundial feminino

Milhares manifestam-se em Madrid pela demissão de Luís Rubiales

O caso do beijo à jogadora Jenni Hermoso, na final do campeonato Mundial de futebol feminino, está a abalar Espanha. Luís Rubiales recusou demitir-se e alega que o beijo foi consentido, uma afirmação que a jogadora nega.

Milhares de pessoas manifestaram-se, esta segunda-feira, na praça principal de Madrid para exigir a demissão do presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Luís Rubiales.

O caso do beijo na boca à jogadora Jenni Hermoso está a abalar Espanha. Nas ruas, os manifestantes exibiram mensagens de apoio às jogadores e à seleção espanhola, que se sagrou campeã do mundo de futebol feminino.

Apesar das alegações de Rubiales de que o beijo foi consentido, Hermoso garante que “em momento algum” consentiu. Perante a polémica, várias jogadoras espanholas renunciaram à seleção

Apresentam-se também contra o comportamento do chefe máximo do futebol espanhol, que, apesar da crescente pressão, afirmou que não iria demitir-se do cargo máximo da federação espanhola.

O protesto aconteceu no dia em que as federações regionais se reuniram novamente para emitir um comunicado conjunto a pedir a demissão de Luis Rubiales. A FIFA abriu um processo disciplinar a Rubiales e anunciou a sua suspensão.