Mundo dos Animais

As longas patas do cão mais alto do mundo

Chama-se Zeus, é um Dogue Alemão (ou Great Dane, em inglês) e vive no Texas, nos Estados Unidos. Tem apenas dois anos, mas já conta com um acesso privilegiado à bancada da cozinha.

As longas patas do cão mais alto do mundo
Livro de Recordes do Guinness

Por onde quer que ande com as suas longas patas, que lhe dão o recorde de um metro e quatro centímetros de altura, Zeus torna-se no centro das atenções. A família do cão mais alto do mundo, um Dogue Alemão (ou Great Dane) que vive no Texas, nos Estados Unidos, já está habituada a pedidos insólitos, que normalmente surgem depois de lhe perguntarem se estão a passear “um cavalo” de trela.

“Perguntam-nos se o podem motar ou se ele tem uma sela. A resposta para todas as perguntas é sempre ‘não’”, brinca Brittany Davis, a dona do recordista, cujo nome foi inscrito este mês no Livro de Recordes do Guinness.

Apesar de se destacar em qualquer parte, Zeus é um “gigante gentil”, que convive pacatamente com os três outros cães da família, pastores australianos. Só que na casa vive ainda uma gata, Penelope, com quem a relação é um pouco mais tensa.

“O Zeus e a gata têm um entendimento mútuo de se manterem afastados um do outro”, conta Brittany.

Quanto maiores as patas, maiores os sarilhos

Segundo a dona, Zeus é geralmente um cão bem comportado, mas que não ignora o facto de que as suas patas lhe dão acesso onde outros cães não chegam.

“Ele gosta de roubar a chucha do bebé e qualquer comida que tenha sido deixada na bancada da cozinha”, refere a dona.

Loading...

Certo é que alimentar um cão deste tamanho é uma despesa pesada, destaca ainda a família de Zeus, que lhe dá seis copos cheios de ração própria para raças grandes, duas vezes por dia.

Ainda assim, o seu petisco favorito é até bastante acessível: simples cubos de gelo.