Os cães são os melhores amigos do homem e a prova disso é a lealdade para com os donos. A história de Güero é exemplo disso. O cão viralizou nas redes sociais por estar à espera do falecido dono há oito meses à porta de um hospital em Aguascalientes, no México.
O jornal El Imparcial relata que tudo começou em agosto de 2022, quando um homem de 67 anos, que vivia sozinho com o seu cão precisou urgentemente de ajuda médica. Terão sido os vizinhos a acompanhá-lo ao hospital Rincón de Ramos. Mas, infelizmente, ao chegar constatou-se que o homem não apresentava sinais de vida.
Güero seguiu o dono até às urgências do hospital, mas por motivos de segurança e higiene não o deixaram passar. Sem um desfecho e confuso com a situação, o cão não desistiu do dono e durante oito meses passou por "guardião" às portas do hospital mexicano, visto que foi ali que avistou pela última vez o seu amado dono.
A incansável espera e, no fundo, a devoção de Güero não deixou os funcionários de saúde indiferentes, que decidiram adotá-lo.
Felizmente, a história de Güero acabou bem. Depois de oito meses à espera, está há pelo menos dois meses sob o cuidado das equipas médicas, no hospital. E até teve direito a um cartão de identificação, Güero: "Companheiro e Amigo"
Güero tocou o coração de vários internautas que, numa onda de emoções, transmitem admiração e apoio a este amigo de quatro patas.
É mais uma prova de que a lealdade canina não tem limites. Os cãos, neste caso, são genuinamente companheiros para a vida.
Para os mais curiosos, a designação "Güero", em espanhol, significa "loiro", que é uma clara associação à cor da pelagem deste patudo.