Mundo dos Animais

O tesouro de meio milhão de euros que matou este cachalote

Este cachalote deu à costa numa praia nas ilhas Canárias, a dúvida foi saber o que o matou. A autópsia revelou que a morte foi provocada por um tesouro que vale meio milhão de euros. A questão agora é saber a quem pertence tão valioso achado.

O tesouro de meio milhão de euros que matou este cachalote
ULPGC

A descoberta foi feita no passado mês de maio, depois de um cachalote aparecer morto no areal da praia de Nogales, nas Canárias (Espanha). A autópsia viria a confirmar que este era um cachalote especial mas também que foi precisamente isso que o matou.

A necropsia, realizada por investigadores do Instituto Universitario de Sanidad Animal y Seguridad Alimentaria (ULPGC), concluiu que a morte do animal não foi provocada por qualquer intervenção humana. Então, o que ditou a morte do cachalote? Um verdadeiro tesouro que só ele, ou melhor um em cada 100 da sua espécie produz.

Falamos de uma pedra âmbar griz ou âmbar cinzento que pode valer cerca de meio milhão de euros. A autópsia confirmou que foi a morte se deveu a “uma obstrução intestinal” provocada pela pedra.

O animal, de cerca de 13 metros de comprimento, pesava entre cinco a dez toneladas a menos do que a média para um animal do mesmo porte. Um detalhe que pode significar que além da obstrução, pode ter morrido por desnutrição.

Resolvido o enigma sobre a morte do cachalote que deu à costa na praia de Nogales, a questão agora é saber a quem pertence a valiosa pedra de nove quilos, sendo que o valor do quilo ronda os 65 mil euros.

Uma coisa é certa "vai ficar em La Palma. E se valer alguma coisa, que seja vendida e o dinheiro repartido pela pessoas que precisam”, lê-se nas redes sociais.

Já o Instituto Sanidad Animal sugere que o dinheiro seja distribuído por quem foi afetado pela erupção do vulcão Cumbre Vieja. Mas até agora, o Governo local das Canarias têm-se mantido em silêncio sobre o destino a dar à pedra valiosa.

Âmbar cinzento, do intestino do cachalote para as perfumarias

O âmbar cinzento tem uma cor escura e consistência macia quando é expelido. Mas, posteriormente, sob o efeito da água do mar (salgada) e da atmosfera, vai mudando de cor gradualmente, passando pelo cinzento prateado, amarelo dourado, até ao quase branco.

Esta pedra rara e valiosa é produzida pelo próprio animal, sendo que normalmente são expelidas. O que não aconteceu com este cachalote provocando-lhe a morte.

Ainda assim, este foi um dos exemplares da espécie peculiar. Porquê? Porque apenas um em cada 100 cachalotes produzem esta pedra.

Um dos principais destinos deste raro material de origem animal são os perfumes. Sim, leu bem, e o seu aroma além de suave é muito apreciado e duradouro.