Mundo dos Animais

Rara girafa sem manchas nasceu nos Estados Unidos da América

Não há suspeitas de problemas médicos relacionados com esta condição ou de que a girafa-reticulada esteja em desvantagem em relação às restantes. A pequena cria é, para já, "saudável e normal".

Loading...

Uma girafa sem manchas nasceu num jardim zoológico localizado no Tennessee, nos Estados Unidos da América, e está a fazer a delícia de muitos visitantes, bem como dos muitos fãs que já angariou nas redes sociais.

Esta pequena fêmea de apenas três semanas não possui as típicas manchas de qualquer outra girafa. Ao invés disso, o seu pêlo é totalmente castanho, o que faz dela, provavelmente, o único exemplar do género existente no planeta.

A última girafa de que há registo com esta condição nasceu em 1972 em Tóquio, no Japão.

Embora não haja uma explicação, a coloração rara do animal deve-se, provavelmente, a um tipo de mutação num ou mais genes, explica Sara Ferguson, uma veterinária especialista em vida selvagem, à National Geographic.

Girafa "é saudável e normal"

Apesar desta condição, não há suspeitas de problemas médicos relacionados ou de que a girafa-reticulada - uma subespécie nativa da África Oriental - esteja em desvantagem genética.

David Bright, diretor do zoo Brights, onde nasceu a pequena e única fêmea, disse que a girafa em questão "é saudável e normal"

O jardim zoológico norte-americano, que alberga mais de 700 animais, pediu ao público que votasse em quatro potenciais nomes, todos em Suaíli (língua africana), para a pequena girafa: Kipekee (única), Firyali (extraordinária ou invulgar), Shakiri (é a mais bela) e Jamelia (de grande beleza).

No primeiro dia da votação, a instituição recolheu mais de 17.000 votos.