Mundo dos Animais

No Porto, há uma empresa que permite levar os cães para o trabalho

No Dia Mundial do Cão, a SIC foi conhecer uma empresa no Porto que deixa os trabalhadores levar os seus animais de estimação para o trabalho. O conceito chama-se Pet-friendly e pretende aumentar a satisfação e bem-estar das equipas.

Loading...

São presenças pouco comuns no mundo laboral. Peludos, patudos, mais pequenos ou maiores, animais de estimação dos trabalhadores desta empresa portuense passaram a deixar de lamentar a ausência do dono porque têm luz verde para acompanhá-los até ao trabalho.

“Eu acho que é melhor para ele eu estar aqui e ter algum tempo com ele, dar umas voltinhas com pelo escritório, conhecer os outros cãezinhos em vez de ficar em casa sozinho”, conta Ana Rodrigues, colaboradora Blip.

A política pet friendly foi adotada há 6 anos por esta empresa de tecnologia para melhorar o ambiente de trabalho e reduzir o stress diário. Cada dono leva uma trela e uma lista de responsabilidades.

“A parte da higiene e das necessidades do animal têm de ser cuidadas (…) o animal tem de estar vacinado e existe também o termo de responsabilidade do próprio colaborador em que tudo o que o animal faz é sua responsabilidade e nós estamos cá para o apoiar da melhor maneira possível”, explica Diogo Cruz, da equipa de liderança da Blip.

Os espaços no exterior são, por norma, os favoritos dos patudos.

“Nas primeiras semanas que eu tive cá a trabalhar ela tinha acabado de ser operada e foi ótimo trazê-la quando ela estava ainda a recuperar da cirurgia e assim estar mais descansada”, diz Ana Marques, colaboradora da Blip.

A presença dos amigos de 4 patas tem gerado uma cultura de trabalho mais acolhedora. Nesta empresa, dos 840 colaboradores, mais de 150 levam o animal de estimação para o trabalho.