Mundo dos Animais

Panda mais velha de Taiwan está de parabéns

Os pandas-gigantes são nativos da China e Pequim "usa-os" como um sinal de amizade política, naquilo a que chamam de "diplomacia do panda". Yuanyuan chegou ao Taiwan durante um período relativamente calmo nas relações entre os dois países.

Loading...

A panda-gigante mais velha de Taiwan está de parabéns. Yuanyuan celebrou o 20.º aniversário com uma festa que contou com um bolo de frutas e muitos convidados.

Os visitantes do Jardim Zoológico de Taipei reuniram-se à volta de Yuanyuan para tirar fotografias da panda com o seu bolo em forma de '20'.

De acordo com a agência Associated Press, Yuanyuan nasceu em 2004, na China. Em 2008, rumou a Taiwan, com o seu parceiro, o panda Tuantuan, que morreu em 2022 aos 18 anos.

O casal de pandas teve duas crias: Yuanzai e Yuanbao, de 11 e 4 anos, respetivamente. Ambas as pandas vivem com a mãe no zoo da capital do Taiwan.

Os pandas-gigantes são nativos da China e Pequim "usa-os" como um sinal de amizade política, naquilo a que chamam de "diplomacia do panda". Yuanyuan e Tuantuan chegaram ao Taiwan durante um período relativamente calmo nas relações entre os dois países.

Confrontados com destruição de habitat e a reduzida taxa de natalidade, as populações de pandas gigantes diminuíram para cerca de 1.900 nas montanhas do oeste da China, enquanto 600 pandas vivem em jardins zoológicos e centros de reprodução em todo o mundo.