Mundo dos Animais

Fóssil desvenda que criatura misteriosa está mais próxima aos humanos do que se imaginava

Um esqueleto com 62 milhões de anos encontrado nos Estados Unidos revelou novas informações sobre uma espécie sobre a qual se sabia muito pouco.

Fóssil desvenda que criatura misteriosa está mais próxima aos humanos do que se imaginava
Andrey Atuchin

Um fóssil com 62 milhões de anos revela agora novas informações sobre uma espécie enigmática descrita pela primeira vez há mais de 140 anos e sobre a qual, até agora, se sabia muito pouco: o Mixodectes pungens.

O esqueleto foi encontrado no estado norte-americano do Novo México e pesa cerca de 1,3 quilos. Trata-se, portanto, do exemplar de um adulto. Mas o que esta investigação vem revelar é a ligação - mais próxima do que se imaginava - aos humanos.

Revista Nature

Segundo o estudo, publicado na terça-feira na revista Scientific Reports, estes mamíferos e os humanos ocupam ramos relativamente próximos na árvore evolutiva.

A descoberta coloca o Mixodectes como um parente próximo dos primatas e dos lémures-voadores, aproximando-o, também por isso, dos humanos.

Esta investigação vem ainda solidificar a ideia de que a principal fonte de alimentação desta espécie eram as folhas das árvores, que partilhavam com outros “parentes primatas primitivos”, explicou Stephen Chester, coautor do estudo.

Os investigadores revelam ainda que a anatomia dos membros e das garras do animal indicam que era capaz de se agarrar verticalmente aos troncos e ramos. Por sua vez, os molares tinham sulcos para quebrar material abrasivo.

Com Lusa