Pelo menos cinco baleias ficaram encalhadas na praia de Heisaura, em Tateyama, no distrito de Chiba, no Japão. De acordo com os meios de comunicação social locais, a população ainda tentou deitar água sobre as baleias numa tentativa de as manter vivas, mas as mesmas acabaram por morrer.
O fenómeno pode estar relacionado com o sismo de magnitude 8,8 na Rússia e que afetou vários países, inclusive o Japão. Na quarta-feira, cerca de dois milhões de pessoas receberam ordens para abandonar as suas habitações ou zonas costeiras devido ao risco de tsunami provocado pelo tremor de terra. Um dia depois, na quinta-feira, a Agência Meteorológica do Japão levantou o alerta de tsunami.
Coincidência temporal?
Especialistas citados pelo Hindustan Times revelaram que estes animais costumam ser muito afetados por tsunamis, outros dizem que o aumento no ruído subaquático pode ter provocado uma grande desorientação nas baleias.
Por outro lado, há ainda outras fontes que sugerem que este episódio pode ter sido provocado por um tufão anterior.
O governo de Chiba está a investigar e planeia enterrar as carcaças dos animais mortos, revela o jornal japonês Asahi Shimbun.