Mundo dos Animais

Borboleta com asa partida recebe transplante

Uma operação delicada permitiu o transplante de uma asa de uma borboleta-monarca, nos Estados Unidos. Sem a nova asa, a borboleta teria acabado por morrer.

Loading...

A asa estava partida e, sem ela, esta borboleta-monarca não podia fazer a longa viagem até ao sul, para fugir ao rigor do inverno no norte da América.

As borboletas monarca fazem uma migração anual de quase 5 mil quilómetros, até ao México, para hibernarem e se reproduzirem num local menos frio.

Mas esta, com uma asa partida, não conseguiria fazer a migração.

Dois voluntários de um centro de preservação da natureza nos Estados Unidos tiveram uma ideia que parecia simples. Mas que ninguém sabia se resultaria.

Usaram uma asa, intacta, de uma outra borboleta-monarca, que tinha morrido pouco antes e, numa operação muito delicada, colaram-na ao pouco que restava da asa original.

Não queriam demorar muito tempo para que a borboleta não sofresse demasiado por estar presa. E, ao fim de 5 minutos, estava pronta, com uma nova asa.

As primeira tentativas, foram tímidas. Mas, assim que a levaram para o jardim, a borboleta-monarca abriu as asas e voou.

Os voluntários esperam que se possa juntar aos milhões de outras que, nos próximos dias viajam até ao clima mais ameno da América central.