As votações de todos os artigos relativos ao IVA, incluindo os que preveem a redução da taxa deste imposto para a eletricidade, foram esta quarta-feira adiadas para o final dos trabalhos, a pedido do PS.
Apesar de os artigos sobre o IVA serem os primeiros no guião do terceiro dia de votações na Comissão de Orçamento e Finanças, o vice-presidente da bancada do PS João Paulo Correia pediu que passassem para o final.
O segundo dia de votações terminou já esta madrugada, depois das 04:00, mas prevê-se que o processo possa ser esta quarta-feira mais curto pelo número de páginas do guião.
Entre os artigos que serão votados ao final do dia de hoje ou já na madrugada de quinta-feira, estão as propostas do PSD, BE e PCP de redução da taxa do IVA da luz, tendo os sociais-democratas apresentado ao final da manhã uma alteração da sua proposta inicial.
Também para o fim das votações ficaram as propostas sobre o IVA das touradas, que pedem que estes espetáculos voltem a pagar 6%, ao contrário do que está previsto no documento, que passou as touradas para a taxa máxima de 23%.
Costa acredita que Parlamento não vai aprovar descida do IVA da eletricidade
O primeiro-ministro acredita que o Parlamento não vai aprovar a descida do IVA da eletricidade. António Costa defende mais uma vez que a medida é insustentável e, por isso, pede bom senso aos partidos.

Marcelo afasta cenário de crise política por causa do IVA na eletricidade
Na segunda-feira, o Presidente da República voltou a desvalorizar uma eventual crise política por causa da descida do IVA na eletricidade. Marcelo Rebelo de Sousa diz que é natural que haja posições diferentes durante a discussão do Orçamento, mas acredita que o documento vai ser aprovado.
