O socialista Paulo Fonseca, autarca de Ourém aproveitou a presença de dois membros do governo do PS na cerimónia de assinatura do acordo de colaboração entre o Turismo de Portugal, o Centro Nacional de Cultura e a Associação Caminhos de Fátima para desafiar o Executivo socialista a concluir a ligação do IC9 à Autoestrada do Norte.
"Há seis anos abrimos o IC9, a via rápida mais relevante para este concelho e que estava previsto que ficasse ligada à autoestrada 1, aqui bem perto de Fátima", afirmou Paulo Fonseca, referindo que "o Governo de então, por razão da crise" que se atravessava, decidiu "mandar cortar essa ligação".
"Conto consigo, conto com o Governo", acrescentou o autarca, dirigindo-se a Guilherme Oliveira Martins. O secretário de Estado das Infraestruturas nada disse sobre esta matéria mas destacou o contributo das Infraestruturas de Portugal "para poder ajudar" no projeto dos Caminhos de Fátima.
"Há dois aspetos muito importantes" na concretização dos Caminhos de Fátima: "a segurança na circulação pedonal e a qualificação patrimonial", que é não só importante para o turismo religioso, "como também para as gerações futuras", adiantou Guilherme Oliveira Martins.
Preocupada com o fluxo de carros e peões a Fátima por vias que não estão preparadas, a empresa Infraestruturas de Portugal (IP) veio hoje lançar um alerta à população e, em especial aos peregrinos para que recorram aos percursos alternativos assinalados, nomeadamente pela antiga EN1 e caminhos paralelos".
Sendo o IC2 uma via "muito utilizada pelos peregrinos" que se deslocam a pé ao santuário de Fátima, a IP irá introduzir "diversos condicionamentos de trânsito em determinados locais, com a supressão de bermas e de vias de lentos, e desvios de percurso de modo a retirar a circulação dos peregrinos em zonas específicas da estrada".
É o caso do atravessamento na zona de Coimbra, onde, a norte, os peregrinos serão desviados na localidade de Fornos para a antiga estrada nacional 1 (passando pela zona da Pedrulha até à estação da CP). A sul de Coimbra existirá igualmente supressão da via direita para que a circulação de pessoas a pé se faça com maior segurança, em locais específicos do IC2 entre as localidades de Venda Nova e Orelhudo, assinala a IP.
Paralelamente, a Infraestruturas de Portugal tem já no terreno ações de ações de vigilância e apoio aos peregrinos e condutores, com colaboradores e carrinhas de apoio da empresa que, diariamente, entre as 06:00 e as 21:00, até 12 de maio, irão estar nas principais vias utilizadas pelos peregrinos nos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria e Santarém.
Em Aveiro, os meios da IP estão no IC2 e em Coimbra também no IC2, estrada nacional 109 (que liga Aveiro a Leiria, através da Figueira da Foz) e estrada nacional 17 (entre Coimbra e Vila Nova de Poiares).
No distrito de Leiria, a IP marca presença nas estradas nacionais (EN) 113 (de ligação a Fátima e Ourém), EN 243 entre Porto de Mós e Minde, EN 350 e EN 356 (entre a Batalha e Fátima) e EN 357 e também no IC2.
Já em Santarém, os meios da IP irão incidir na EN 113 (entre Ourém e Tomar), EN 118 (entre Salvaterra de Magos e Ribeira de Santarém), na EN365 entre a Ribeira de Santarém e a Estrada Nacional 3 e na EN243 entre Videla e Minde.
A infraestruturas de Portugal disponibiliza ainda dois locais de repouso, com instalações sanitárias aos peregrinos que se deslocam a pé a Fátima, aberto diariamente até 12 de maio, entre as 08:00 e as 20:00, nos Centros Operacionais de Coimbra (em Antanhol) e em Santarém ao quilómetro 40,2 da estrada nacional 3, na localidade de São Pedro.
Com Lusa