O Papa Francisco não recebeu ninguém em audiências e a agenda prevista para esta sexta-feira foi cancelada. O Vaticano informa que o Sumo Pontífice está com febre.
O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, não adiantou mais detalhes sobre o estado de saúde do Papa, que tem 86 anos.
“Por estar com febre, o Papa Francisco não teve audiências esta manhã [de sexta-feira]”, disse Bruni em conferência de imprensa.
Recorde-se que ainda há cerca de um mês, o Sumo Pontífice esteve internado três dias num hospital de Roma devido a uma bronquite.
Questionado sobre a sua saúde no final de abril, ao regressar de uma visita à Hungria, Francisco expressou a intenção de continuar a viajar: deverá deslocar-se a Lisboa de 2 a 6 de agosto para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e depois a Marselha, em setembro, bem como à Mongólia.
Na juventude, aos 21 anos, Jorge Bergoglio teve uma pleurisia aguda (inflamação da membrana que envolve os pulmões), e os cirurgiões tiveram de proceder à ablação parcial do seu pulmão direito.
A saúde do atual Papa, eleito em 2013, alimenta regularmente especulações sobre a eventualidade de uma renúncia ao cargo e sobre a sua sucessão.