Ana Catarina André, jornalista da Renascença, adianta que apesar de doente, o Papa Francisco mantém "alguma atividade" laboral a partir do Hospital Gemelli, em Roma, onde está internado há quase duas semanas com uma pneumonia bilateral.
"A atividade laboral é reduzida, mas ainda assim mantém alguma atividade", afirma a jornalista da Renascença, acrescentando que Francisco avançou com algumas canonizações.
Na terça-feira nomeou alguns bispos e recebeu a visita do secretário de Estado do Vaticano e do substituto da secretaria de Estado.
"Ainda que doente, continua a sua atividade", afirma.
O Papa voltou a ter uma "noite tranquila", apesar de se manter em estado crítico. Está a receber oxigénio e a ligeira insuficiência renal "não é motivo de preocupação".
O Sumo Pontífice cancelou a sua agenda enquanto está hospitalizado, contudo, está "muito lúcido e certo do que são os caminhos da Igreja".
Em relação ao Jubileu, que por norma de celebra de 25 em 25 anos, não se sabe se o Papa, de 88 anos, vai conseguir participar nem que entidades o poderão substituir, uma vez que essa nomeação é feita pelo Vaticano, explica a jornalista.
Sobre a vigília no Parque Eduardo VII, em Lisboa, na quinta-feira ao final do dia, a jornalista da Renascença destaca que acontece num local "muito simbólico e importante" para o Papa e para os portugueses católicos.
Com 88 anos, o Papa Francisco tem umlongo historial de problemas de saúde. Nos últimos cinco anos, foi internado quatro vezes devido a problemas respiratórios, uma hérnia e foi ainda operado ao intestino.