Papa Francisco

Papa Francisco continua a melhorar

Segundo o Vaticano, "tendo em conta a complexidade do quadro clínico, são necessários mais dias de estabilidade clínica" para que a situação esteja estabilizada.

Papa Francisco à chegada para a audiência geral semanal na sala do Papa Paulo VI, no Vaticano (22 de janeiro de 2025).
Papa Francisco à chegada para a audiência geral semanal na sala do Papa Paulo VI, no Vaticano (22 de janeiro de 2025).
Andrew Medichini/ AP

O Vaticano anunciou esta quinta-feira que o estado clínico do Papa Francisco "continua a melhorar". De acordo com uma nota publicada no site oficial, o chefe da Igreja Católica tem estado ao longo do dia a alternar a "oxigenoterapia de alto fluxo com a máscara de ventilação".

No entanto, o Sumo Pontífice vai continuar internado uma vez, "tendo em conta a complexidade do quadro clínico, são necessários mais dias" para que a situação estabilize. Esta quinta-feira, o Vaticano anunciou o cancelamento das audiências do Papa Francisco previstas para sábado. 

O Papa está internado desde o dia 14 de Fevereiro na clínica Agostinho Gemelli, em Roma, devido a uma pneumonia nos dois pulmões. Depois de alguns sinais de agravamento no fim de semana, incluindo o aumento das dificuldades respiratórias e uma crise renal, a situação clínica tem estado mais estável. Segundo o Vaticano, o Papa dormiu bem e continua a descansar. 

De acordo com o relatório médico divulgado na quarta-feira, a tomografia realizada para monitorização da pneumonia bilateral mostrou uma "evolução normal" do quadro pulmonar. A indicação de "condição crítica" dos dias anteriores também desapareceu do relatório divulgado nesse dia. 

Também na quarta-feira, o Papa anunciou a realização de um consistório para a realização de canonizações, algo que foi visto por muitos como uma oportunidade para renunciar, como sucedeu com Bento XVI, que utilizou uma reunião magna de cardeais para anunciar a sua saída do cargo. Contudo, o anúncio de realização de um consistório, ainda sem data, é uma exigência formal para concluir processos de canonização pendentes, disseram à Lusa fontes da sala de imprensa do Vaticano. 

Com LUSA