Papa Francisco

A mensagem de áudio do Papa Francisco que emocionou a Praça de São Pedro

O Papa Francisco gravou uma mensagem de áudio que foi transmitida na Praça de São Pedro, em Roma. É a primeira vez que se ouve a voz do Santo Padre desde que foi internado a 14 de fevereiro.

Loading...

O Papa Francisco gravou esta quinta-feira uma saudação em áudio para agradecer aos fiéis pelas suas orações, enquanto recupera de uma pneumonia dupla no Hospital Gemelli de Roma, em condições estáveis, sem novas crises respiratórias ou febre, informou o Vaticano.

"Agradeço-vos do fundo do coração as orações que estão a fazer pela minha saúde a partir da Praça [de São Pedro], acompanhar-vos-ei a partir daqui", ouviu-se o pontífice dizer, com uma voz trémula, no curto áudio transmitido às 21:00 locais (20:00 de Lisboa) no início da oração do Rosário da noite na Praça de São Pedro, que tem sido celebrado todas as noites para rezar pela saúde do pontífice.

A oração do Rosário da noite em honra de Francisco é presidida pelo Cardeal Ángel Fernández Artime, o co-líder do departamento responsável por todas as ordens religiosas da Igreja Católica, chefiado pela freira Simona Brambilla, informou o Vaticano.

Os parâmetros hemodinâmicos e as análises sanguíneas do Papa Francisco, que não registou hoje febre, mantiveram-se estáveis, mas o seu prognóstico "continua a ser reservado".

Durante a manhã e a tarde, o Papa, de 88 anos, "dedicou-se a algumas atividades de trabalho", alternando entre o "repouso e a oração", continua o boletim.

O Papa Francisco foi hospitalizado em 14 de fevereiro, na sequência de uma pneumonia nos dois pulmões. O internamento - o quarto e mais longo desde o início do seu pontificado, em 2013 - levanta sérias preocupações, uma vez que o Papa já estava enfraquecido por uma série de problemas nos últimos anos, que vão desde operações ao cólon e abdómen até dificuldades em caminhar.