Papa Francisco

"Obrigado a todos": antes de regressar ao Vaticano, Papa agradece o apoio dos fiéis

O Papa teve alta e está de regresso ao Vaticano. Francisco apareceu à varanda do Hospital Gemelli pela primeira vez desde o início do internamento. Centenas de fiéis receberam o chefe da Igreja católica com aplausos e saudações. Francisco acenou e dirigiu algumas palavras à multidão.

Loading...

O Papa Francisco já saiu do hospital, depois de quase 40 dias de internamento. A saída do líder da Igreja católica foi aguardada por centenas de pessoas. Ainda antes de ter alta, Francisco apareceu pela primeira vez na varanda do Hospital Gemelli e agradeceu o apoio aos fiéis.

Visivelmente bem disposto e emocionado apareceu na varanda do Hospital Gemelli para cumprimentar a multidão de fiéis, após a tradicional oração semanal do Angelus.

Quase 40 dias depois, deixa o hospital Gemelli para seguir para a Casa Santa Marta, o Vaticano.. onde continuará o tratamento.

Ao longo da manhã, a Praça de São Pedro encheu-se de pessoas de todo o mundo para o tão aguardado momento, o regresso do Papa ao Vaticano.

Foi internado a 14 de fevereiro com uma pneumonia em ambos os pulmões, provocada por vírus, bactérias e fungos. A recuperação ficou marcada por várias recaídas, o Papa chegou a estar em risco de vida duas vezes.

No último mês e meio, a entrada do Hospital tornou-se um lugar de oração e de esperança para o fiéis. Somaram-se homenagens e palavras de força.

Desde o dia do internamento, até agora foi divulgada apenas uma fotografia, há precisamente uma semana. Uma imagem onde não é possível ver a cara de Francisco, mas a mão direita inchada não passa despercebida.

Nas últimas cinco semanas, o gabinete de comunicação optou por divulgar apenas mensagens escritas sobre as atualizações diárias do estado de saúde do Papa. Durante este período, foi conhecida apenas uma gravação, onde agradecia, com dificuldades na fala, todos os que rezaram por ele.

Estável há duas semanas, o Papa tem agora alta hospitalar, mas os cuidados terão de ser redobrados pelos menos nos próximos dois meses. Os médicos aconselham que até junho evite o contacto com muitas pessoas e não faça esforços.

Até ao momento, mantem na agenda o encontro com o Rei de Inglaterra no dia 8 de abril.