Mundo despediu-se do Papa Francisco: o último adeus ao homem que "tocou nos corações"
Yara Nardi

Papa Francisco

Mundo despediu-se do Papa Francisco: o último adeus ao homem que "tocou nos corações"

Cerca de meio milhão de pessoas estiveram presentes no funeral do Papa Francisco, este sábado, em Roma, entre eles chefes de Estado de todo o mundo. Depois da missa, o caixão do Santo Padre seguiu para o cortejo fúnebre, no Papa móvel, passando por locais emblemáticos da capital italiana, como o Coliseu e a Praça Veneza, até chegar à Basílica de Santa Maria Maior, onde Francisco, por sua vontade expressa, ficará sepultado.

Todo o direto

Obrigada por nos ter acompanhado

Mundo despediu-se do Papa Francisco: o último adeus ao homem que "tocou nos corações"

SIC Notícias

O nosso liveblog termina por aqui. Obrigada por nos ter acompanhado em direto e ao minuto.

"Estava muito calor mas não estava ninguém a comprar águas nem sentado. Quem estava na rua, queria ver o Papa nem que fosse por segundos"

Loading...

O túmulo do Papa Francisco poderá ser visitado a partir deste domingo. O Sumo Pontífice morreu na segunda-feira aos 88 anos, com um Acidente Vascular Cerebral. Nos próximos dias, o Vaticano anunciará a data de início do conclave.

Funeral do Papa Francisco passou quase despercebido no Santuário de Fátima

Loading...

Não houve alteração do programa habitual das celebrações e, apesar dos ecrãs gigantes estarem montados no recinto mantiveram-se desligados durante as cerimónias fúnebres em Roma.

Fiéis aguardam oração do terço à porta de Santa Maria Maior

Loading...

Apesar das cerimónias fúnebres do Papa Francisco já terem terminado, são centenas as pessoas que aguardam pela oração do terço à porta da Basílica de Santa Maria Maior, onde o sumo pontífice foi sepultado. A oração está marcada para as 21:00. À porta da basílica está a imagem de Nossa Senhora Protetora do Povo Romano, uma imagem que Francisco visitou mais de 100 vezes.

Luís Montenegro defende que próximo Papa deve ser "alguém que é escutado"

Sobre a possibilidade de o próximo Papa ser um dos quatro cardeais portugueses que vão participar no conclave, o primeiro-ministro considerou que seria "uma grande notícia" e salientou que são todos "excelentes representantes", mas não quis alongar-se em considerações.

Episcopado português reúne-se em Fátima dois dias após o funeral de Francisco

Mundo despediu-se do Papa Francisco: o último adeus ao homem que "tocou nos corações"

Lusa

Mundo despediu-se do Papa Francisco: o último adeus ao homem que "tocou nos corações"
Luis Diaz Devesa/Getty Images

A morte do Papa Francisco deve marcar a abertura da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que começa na segunda-feira em Fátima.

É esperado que o tema seja abordado na intervenção inicial do presidente da CEP, José Ornelas, ao mesmo tempo que durante os trabalhos, que se prolongam até quinta-feira, não estarão presentes os cardeais Manuel Clemente, António Marto e Américo Aguiar.

Estes membros do episcopado português -- os dois primeiros, bispos eméritos de Lisboa e Leiria-Fátima, e o terceiro bispo de Setúbal -- estarão em Roma, onde participam nas reuniões que antecedem o início do conclave para a eleição do novo pontífice, onde terão direito de voto, tal como o cardeal José Tolentino Mendonça, prefeito o Dicastério para a Cultura e a Educação, na Cúria Romana.

Ao longo dos quatro dias de trabalhos, os participantes na reunião vão refletir em "estilo sinodal" sobre a situação dos seminários, além de analisarem propostas de documentos pastorais sobre a "Liturgia viva da Igreja", "O primado da pessoa e da sua consciência" e "A família".

O processo sinodal em curso, lançado pelo Papa Francisco, o Jubileu 2025 e o ponto de situação sobre o processo de compensações financeiras às vítimas de abuso no seio da Igreja serão outros temas em discussão durante os trabalhos.

A Assembleia Plenária da CEP reúne-se duas vezes por ano em reuniões ordinárias -- abril e novembro. A CEP é presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas, tendo como vice-presidente o bispo de Coimbra, Virgílio Antunes, e como secretário o padre Manuel Barbosa.

Cuca Roseta recorda encontros com o Papa Francisco: "Falar com ele e cantar para ele foi realmente incrível"

Loading...

A fadista cantou para Francisco duas vezes: uma em Roma e outra em Cascais, durante a Jornada Mundial da Juventude em Portugal.

"É realmente uma fotografia extraordinária que ficará para a história das negociações de paz da Ucrânia”

Loading...

No Primeiro Jornal da SIC, o embaixador António Martins da Cruz, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, diz que espera que “o espírito e a memória" do Papa Francisco tenham inspirado esta conversa”. 

Zelensky reuniu-se com Starmer e Macron em Roma

O presidente ucraniano continua a reunir-se com vários líderes políticos. Esta tarde, depois das cerimónias fúnebres do Papa Francisco, Zelensky reuniu-se com o presidente francês, Emmanuel Macron, e com o primeiro-ministro britânico Keir Starmer.

Escolha será entre Papa "de transição" ou "de rutura", diz Presidente Marcelo

O chefe de Estado português considerou que "quem vai servir de eixo fundamental para ajudar as congregações vai ser um bocadinho a figura como o cardeal Parolin, que conhece todo o mundo, conhece todos os cardeais, conhece todas as escolhas de Francisco e conhece o pensamento de Francisco".