Terminado

Papa Francisco

Papa Leão XIV espera ajudar Igreja a trazer luz à escuridão em que está mergulhado o mundo

O cardeal Robert Prevost é o novo líder da Igreja Católica. Esta sexta-feira, o primeiro Papa norte-americano da história celebrou a primeira missa com os cardeais na Capela Sistina.

Todo o direto

Termina aqui o liveblog

Obrigado por nos ter acompanhado.

Os bastidores do Conclave: como Prevost ultrapassou Parolin e se tornou Papa

Os meios de comunicação italianos têm divulgado algumas informações sobre o que terá acontecido na Capela Sistina. Na terceira votação, o cardeal Parolin conseguiu mais votos que Prevost, mas a situação ter-se-á alterado na votação seguinte.

Papa Leão XIV faz visita surpresa à residência onde vivia desde 2023

Loading...

Nos vídeos que circulam nas redes sociais e que mostram o momento, é possível ver o Sumo Pontífice a interagir com alguns fiéis, alguns dos quais provenientes do México, que o aguardavam à porta do Palácio do Santo Ofício, em Roma.

Cristo Redentor iluminado para dar as boas-vindas ao Papa Leão XIV

Loading...

O icónico monumento do Rio de Janeiro iluminou-se para celebrar a eleição do novo Papa, o cardeal Robert Prevost, que, no passado, realizou diversas viagens episcopais ao Brasil.

"Meu Deus, é o Rob": as (emotivas) reações de John e Louis quando souberam que o irmão era o novo Papa

Os irmãos do Papa Leão XIV contam como foi o momento em que descobriram que o irmão mais novo se tinha tornado o novo chefe da Igreja Católica. Emocionados, recordam que Robert Prevost desde cedo que soube que queria ser padre.

Igreja onde cresceu ficou abandonada, mas desde que foi eleito Papa surgiram interessados em apoiar projetos

Loading...

A poucos metros de distância de casa, foi na Igreja de Santa Maria onde aprendeu a rezar. Com o passar dos anos, ficou ao abandono, mas há três anos foi inserida num programa de projetos comunitários. Contudo, desde que foi eleito Papa, surgiram pessoas interessadas em apoiar os projetos.

Imagens de duas viagens do novo Papa ao Brasil, em 2004 e 2013

Diocese de região chinesa de Hong Kong pede orações por Leão XIV

Papa Leão XIV espera ajudar Igreja a trazer luz à escuridão em que está mergulhado o mundo

Lusa

A Igreja Católica de Hong Kong apelou hoje aos fiéis para que rezassem pelo Papa Leão XIV, depois de o líder da diocese ter defendido a melhoria de relações entre o Vaticano e a China.

O bispo de Hong Kong, cardeal Stephen Chow, agradeceu a eleição do novo Papa e pediu orações aos crentes para que tenha sucesso "como pastor supremo da Igreja Católica Romana", segundo um comunicado citado pela agência de notícias espanhola EFE.

No início deste mês, o líder dos católicos da região administrativa especial chinesa defendeu a necessidade de um "melhor entendimento" e de uma "melhor relação" entre o Vaticano e a China.

Chow afirmou que "construção de pontes" iniciada pelo Papa Francisco, que morreu em 21 de abril, deve continuar com Leão XIV.

Após a entrega pelo Reino Unido de Hong Kong à República Popular da China em 1997, a comunidade cristã local não foi obrigada a aderir à Associação Patriótica Católica oficial da China.

Por essa razão, o Vaticano pôde continuar a ter uma ligação direta com a diocese da Região Administrativa Especial chinesa de Hong Kong, tal como com a de Macau, que obteve o mesmo estatuto em 1999, data da transferência de administração de Portugal para a China.

Hong Kong e Macau estão, assim, fora do acordo provisório que o Vaticano assinou em 2018 com a China por dois anos, que foi prorrogado em 2020, 2022 e 2024, desta vez por quatro anos.

Segundo alguns analistas, o acordo permite que o Vaticano e o regime comunista nomeiem bispos em conjunto.

Chow, que participou no conclave para eleger o novo Papa, reconheceu que alguns católicos discordam da nomeação dos bispos, mas sublinhou que "ser antagónico entre si" não é positivo.

O cardeal Joseph Zen Ze-kiun, de 92 anos, bispo emérito de Hong Kong, tem sido um dos mais proeminentes opositores do acordo, alertando para os riscos de tal colaboração para a liberdade religiosa.

Para alguns críticos, o acordo é uma traição aos católicos que se mantiveram fiéis ao Vaticano.

Os grupos de defesa dos direitos humanos acusam Pequim de ter utilizado o pacto para realizar uma ofensiva contra as chamadas "igrejas clandestinas", em comunhão com Roma e perseguidas na China.

Rei Carlos III envia mensagem de felicitações a Leão XIV

Papa Leão XIV espera ajudar Igreja a trazer luz à escuridão em que está mergulhado o mundo

Lusa

Papa Leão XIV espera ajudar Igreja a trazer luz à escuridão em que está mergulhado o mundo
Europa Press News

O Rei Carlos III felicitou, numa mensagem privada, o novo Papa Leão XIV e enviou-lhe os "mais sinceros votos de sucesso" para o seu pontificado, anunciou hoje o Palácio de Buckingham.

Carlos III, chefe supremo da Igreja Anglicana de Inglaterra, "enviou uma mensagem privada ao Papa Leão XIV, felicitando-o pela sua eleição como 267.º pontífice e bispo de Roma", divulgou a Casa Real britânica.

Missa inaugural do Papa Leão XIV a 18 de maio

Papa Leão XIV espera ajudar Igreja a trazer luz à escuridão em que está mergulhado o mundo

Lusa

Papa Leão XIV espera ajudar Igreja a trazer luz à escuridão em que está mergulhado o mundo
Vatican Pool

A missa inaugural do novo Sumo Pontífice está agendada para o próximo dia 18, dia de eleições legislativas em Portugal, anunciou o Vaticano.

A missa servirá como uma tomada de posse formal do Papa Leão XIV, a que se seguirá a primeira audiência geral com os fiéis a 21 de maio.

Três dias depois, a 24 de maio, o novo Papa deverá reunir-se com a Cúria e os responsáveis do Vaticano, acrescentou.

O Vaticano adiantou ainda que o Papa pediu a todos os chefes de gabinetes, que tecnicamente perderam as posições com a morte do Papa Francisco, que regressassem ao trabalho até novas ordens.

O novo chefe da igreja católica quer reservar tempo para "reflexão, oração e diálogo" antes de tomar qualquer decisão sobre qualquer confirmação definitiva, indicou a mesma fonte.