Os primeiros dias do papado de Leão XIV ficam marcados pelos vários apelos à Paz. No fim da primeira audiência geral com os fieis dedicou palavras à situação na Faixa de Gaza e deixou um pedido a Israel.
"A situação na Faixa de Gaza é cada vez mais preocupante e dolorosa. Renovo o meu apelo sincero para permitir a entrada de ajuda humanitária justa e para pôr fim às hostilidades, cujo alto preço está a ser pago por crianças, idosos e doentes", afirmou Leão XIV.
O Médio Oriente não é a única prioridade. Giorgia Meloni, primeira-ministra italiana confirmou que o Vaticano está disponível para receber negociações de paz entre a Ucrânia e a Rússia.
Meloni confirmou essa disponibilidade num telefonema com o Santo Padre. A Rússia não se alonga em comentários diz apenas que não foi tomada qualquer decisão.
Para já, no Vaticano apenas os primeiros passos de um novo pontífice que relembra o legado do antecessor.
"Não podemos terminar a nossa reunião sem recordar com muita gratidão o nosso amado Papa Francisco, que há apenas um mês regressou à casa do Pai", disse Leão XIV no final da primeira audiência geral com os fieis.
Tal como Francisco, Leão XIV têm-se mostrado próximo dos fieis. Esta quarta-feira percorreu a praça de São Pedro e foi parando ao longo do percurso para abençoar crianças e bebés