O número de casos de gripe está a aumentar em Portugal. A Direção-Geral da Saúde (DGS) teme uma sobrecarga das urgências, por isso pede que a população se vacine durante as próximas duas semanas.
Os casos de gripe estão a aparecer três a quatro semanas antes, quando comparado com anos anteriores. Vêm com a agravante de uma nova estirpe da gripe A, a H3N2. Ainda não são conhecidos os efeitos que poderá ter nas infeções respiratórias, mas a DGS teme que uma baixa adesão à vacina pressione as urgências dos hospitais.
Quais os sintomas mais comuns?
Tal como explica uma especialista à Associated Press, os sintomas podem ser parecidos, mas há algumas diferenças:
- Constipação: corrimento nasal, tosse, espirros, garganta irritada, dores de cabeça e no corpo e, às vezes, febre baixa com duração inferior a uma semana.
- Gripe: febre, calafrios, tosse, dores de cabeça e no corpo, dor de garganta, fadiga e corrimento nasal. Os sintomas da gripe tendem a aparecer mais rapidamente do que os da constipação e podem durar até duas semanas.
- Covid-19: pode incluir febre, calafrios, tosse, falta de ar, dor de garganta, perda de olfato ou paladar, cansaço, dor de cabeça e náuseas ou vómito por vários dias.
Qual a diferença entre gripe e constipação?
A Direção-Geral da Saúde explica que, apesar de ambas serem infeções virais, a gripe e a constipação "não são causadas pelos mesmos vírus e apresentam alguns sintomas diferentes".
"Os sintomas de uma constipação surgem de forma mais leve do que os de uma gripe. É comum estarem limitados à zona do nariz e não estão tão associados a complicações graves", explica a DGS.
A autoridade de saúde refere ainda que os sintomas da gripe tendem a ser mais intensos do que os de uma constipação e é mais comum surgirem dores musculares, cansaço e febre mais alta. Para além disso, existe um risco maior de desenvolvimento de complicações ou agravamento de doenças pré-existentes.
Como se deve proteger?
- Lave as mãos frequentemente: use sabão e água e esfregue pelo menos durante 20 segundos, especialmente após usar a casa de banho e antes de comer ou preparar refeições. Caso não tenha acesso a água e sabão, use um desinfetante para as mãos com pelo menos 60% de álcool.
- Limpe regularmente as superfícies: sobretudo maçanetas da portas, interrutores, bancadas, telemóveis, etc.
- Use máscara em locais com muitas pessoas: as máscaras ajudam a prevenir infeções respiratórias.
- Evite tocar no rosto: O contacto com olhos, nariz ou boca com as mãos não lavadas pode facilitar a entrada de vírus no organismo.
- Vacinas: considere vacinar-se contra a gripe ou a covid-19.
- Descanse e hidrate-se: tente dormir as horas recomendadas e mantenha-se hidratado para ajudar o sistema imunológico a funcionar melhor.
Se estiver doente, fique em casa
Para evitar contaminar outras pessoas, é importante permanecer em casa enquanto estiver com sintomas.


