Polígrafo SIC Europa

Lula da Silva foi aplaudido de pé no Parlamento Europeu?

Lula da Silva foi convidado pelo grupo parlamentar Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu para ir a Bruxelas, no âmbito da Conferência de Alto Nível da América Latina.

Lula da Silva foi aplaudido de pé no Parlamento Europeu?
UESLEI MARCELINO

Nas redes sociais, várias publicações partilharam um vídeo do ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, a ser aplaudido de pé no Parlamento Europeu (PE).

Será verdade?

A resposta é sim.

O excerto do vídeo, partilhado nas redes sociais, foi retirado da emissão em direto no plenário, no dia 15 de outubro. Lula da Silva e José Luis Rodríguez Zapatero, ex-líder do Governo espanhol, foram convidados pelo grupo parlamentar Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu (S&D) para falarem no PE por ocasião da Conferência de Alto Nível da América Latina.

O ex-presidente brasileiro, durante o seu discurso, destacou a importância da cooperação entre a América do Sul e a União Europeia, falou sobre a crise climática e a situação política no seu país. No final da intervenção José Luis Rodríguez Zapatero, apelou aos vários partidos de esquerda para se juntarem contra a extrema-direita. No final, os eurodeputados aplaudiram de pé Lula da Silva.

O ex-chefe de Estado brasileiro reuniu também com Josep Borrell, alto representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Olaf Scholz, futuro chanceler da Alemanha, Emanuel Macron, presidente de França, e Pedro Sanchez, presidente do Governo espanhol.

Ao Polígrafo SIC Europa, a porta-voz do grupo parlamentar do S&D afastou a possibilidade de o convite para discursar no Parlamento significar um apoio político a Lula da Silva para as próximas eleições brasileiras, a que, tudo o indica, Lula se candidatará.

Em suma, é verdade o Parlamento Europeu aplaudiu de pé Lula da Silva.

Loading...

Avaliação Polígrafo SIC Europa: Verdadeiro

Veja também:

A União Europeia nem sempre é bem entendida e muitas vezes é alvo de notícias falsas e manipulações.

No ano em que Portugal assume pela quarta vez a presidência da UE, entre 1 de janeiro e 30 de junho, o Polígrafo SIC abre espaço ao fact-checking dedicado aos assuntos europeus e à forma como influenciam os 27 Estados-membros.

"Este projeto foi cofinanciado pela União Europeia no âmbito do programa de subvenções do Parlamento Europeu no domínio da comunicação. O Parlamento Europeu não foi associado à sua preparação e não é de modo algum responsável pelos dados, informações ou pontos de vista expressos no contexto do projeto, nem está por eles vinculado, cabendo a responsabilidade dos mesmos, nos termos do direito aplicável, unicamente aos autores, às pessoas entrevistadas, aos editores ou aos difusores do programa. O Parlamento Europeu não pode, além disso, ser considerado responsável pelos prejuízos, diretos ou indiretos, que a realização do projeto possa causar.”