Primeira Liga

Clássico em Alvalade "é importante mas não decisivo", diz treinador do FC Porto

A separar FC Porto e Sporting estão sete pontos. O encontro a contar para a 20.ª jornada da I Liga está marcado para este domingo às 18:00 no Estádio José de Alvalde, em Lisboa.

Treinador do FC Porto, Sérgio Conceição.
Treinador do FC Porto, Sérgio Conceição.
MIGUEL RIOPA
Loading...

A preparação do FC Porto para o clássico face ao Sporting, no domingo, da 20.ª jornada da I Liga, foi feita a contar com a presença do futebolista Paulinho na formação 'leonina', admitiu este sábado o treinador Sérgio Conceição.

"Preparámos o jogo a pensar na inclusão do Paulinho. Se ele não estivesse [disponível] , era o Chermiti ou outro qualquer a jogar na frente. Depende do que fizermos no processo defensivo e temos de dar uma boa resposta", frisou Sérgio Conceição, em conferência de imprensa, prevendo um desafio "sempre muito competitivo" contra um "adversário difícil".

Apesar da diferença de sete pontos entre FC Porto e Sporting, o técnico está convicto de que o conjunto comandado por Rúben Amorim ainda acredita na conquista do título de campeão nacional, cuja revalidação falhou na última época, ao ficar atrás dos 'dragões'.

"Ambos lutam pelos mesmos objetivos. Ninguém dentro do Sporting pensará que estão a lutar pelo segundo lugar. Pela minha experiência, e olhando para quem compõe aquele clube, principalmente a equipa técnica e os seus jogadores, tenho a certeza de que ainda pensam no título. Nós também", notou, sem rotular o clássico de decisivo na perseguição ao Benfica, que venceu em Paços de Ferreira (2-0), em jogo antecipado da 20.ª jornada.

Sérgio Conceição pretende encarar a decisão da Taça da Liga como mais "uma situação normal", em detrimento de extrair "uma referência" para o desempenho dos campeões nacionais, que têm sete futebolistas no boletim clínico na véspera do duelo em Alvalade.

"Os jogos são todos diferentes, mesmo contra as mesmas equipas. Estrategicamente, eu preparo sempre uma ou outra nuance distinta. Defrontámo-nos há pouco tempo e temos noção de que há algumas coisas para evoluir, mas isso faz parte do processo. Temos de olhar para todos os momentos em que não estivemos tão bem neste último jogo contra o Sporting, que nos causou dificuldade dentro do seu processo ofensivo e, principalmente, condicionou-nos quando tínhamos a bola", concluiu o técnico, que vê os 'azuis e brancos' inseridos numa série de oito êxitos seguidos e 20 jogos sem perder em todas as provas.

Sete 'baixas'

Além do médio canadiano, Stephen Eustáquio que, de acordo com os campeões nacionais, já evoluiu para treino condicionado na sessão de hoje, Francisco Meixedo, Fábio Cardoso, Otávio e os brasileiros Wendell, Gabriel Veron e Evanilson estão a debelar as respetivas mazelas.

“Não podemos esconder que realmente temos sete atletas de fora e ficamos com menos soluções. Agora, não fazemos desse fator algo que seja decisivo para o encontro. O meu discurso normalmente é de acreditar em toda a gente. Basta que tenha 11 [jogadores de início] e alguns no banco, mesmo não sabendo se tenho os suficientes para completá-lo. Estamos cá para dar luta, trabalhar e com o pensamento em somar três pontos, que são importantíssimos na nossa caminhada”, apontou o técnico, em conferência de imprensa.

Sérgio Conceição lembrou que “é a primeira vez que acontece estar com tanta gente de fora” nos cinco anos e meio à frente do FC Porto, embora reconheça que “o histórico de lesões” do clube “é bom”, antes de optar por focar “nas soluções que estão disponíveis”.

“É um bocadinho por tudo. As lesões acontecem… O nosso fisiologista, os preparadores físicos e o departamento médico são muito competentes. Olhamos para cada pormenor, mas, às vezes, não podemos evitar situações como a do Stephen Eustáquio, que sofreu uma pancada no joelho num jogo. Na véspera da visita ao Académico de Viseu, o Fábio Cardoso também se magoou no início do treino e não era de prever. Algumas [lesões] acontecem pela tal fadiga, um calendário apertado e uma densidade competitiva muito grande. É um bom sinal, de que estamos em todas as provas, mas faz parte”, analisou.

O FC Porto, segundo classificado, com 45 pontos, oito abaixo do líder Benfica, que tem mais um desafio disputado, e dois acima do Sporting de Braga, terceiro, visita o Sporting, quarto, com 38, no domingo, às 18:00, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, em partida da 20.ª jornada da I Liga, com arbitragem de Artur Soares Dias, da associação do Porto.