A duas horas e meia do começo do dérbi entre Sporting e Benfica, para a 33.ª jornada da I Liga de futebol, começaram a haver confrontos entre adeptos de ambos os clubes de Lisboa. O jogo é considerado de alto risco pela polícia que já tentou dispersar. A menos de uma hora do início da partida, registaram-se também confrontos no interior do estádio de Alvalade.
Chegam cada vez mais adeptos ao Estádio José de Alvalade e os benfiquistas já se envolveram em confrontos com sportinguistas. A polícia foi obrigada a intervir, com agentes a darem cacetadas em adeptos para tentar dispersar a confusão.
Tanto agentes, como adeptos acabaram por cair, com pessoas a fugir da polícia.
Um detido por uso de pirotecnia
A PSP já deteve um indivíduo por uso de pirotecnia no caminho para o Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Segundo explicou fonte policial à Lusa, o detido, único até aqui na operação em torno do clássico, foi "detetado no trajeto a fazer uso de pirotecnia".
Além desta ocorrência, há apenas a registar o tal "incidente junto à porta 1, entre adeptos de clubes diferentes", que foi "sanado pela intervenção" da PSP, adiantou a mesma fonte.
Momentos mais tarde, os adeptos do Benfica foram colocados em pequenos grupos para entrarem em Alvalade ordeiramente, mas sem lhes faltar o ânimo e os cânticos.
Desacatos dentro do estádio
Já dentro do estádio registaram-se desacatos entre adeptos do Benfica e do Sporting na bancada Central.
Os adeptos leoninos já tinham apelado para não se emprestar cartões Gamebox para que adeptos benfiquistas não acedessem à área destinada aos “leões”, mas agora verifica-se que esse apelo não foi ouvido.
O Sporting já emitiu um comunicado em que esclarece que não foi o responsável por essa venda de bilhetes a não Sócios.
“O Sporting Clube de Portugal informa que apenas vendeu ao SL Benfica os 2500 bilhetes previstos para o dérbi deste domingo. Todos os outros bilhetes foram exclusivos para Sócios do Clube. O Sporting CP reforça que é alheio a qualquer venda de bilhetes que tenha sido feita a não Sócios”, lê-se no comunicado.
Desorganização na entrada de adeptos
A 15 minutos do início do jogo ainda há milhares de sportinguistas à espera de entrar em Alvalade, dado que estão à espera que os “encarnados” entrem em pequenos grupos de forma ordeira.
Tendo em conta a situação dos bilhetes vendidos aos adeptos de fora, o Sporting explicou em comunicado que “os adeptos do SL Benfica que se encontravam fora da zona que lhes era destinada foram encaminhados para a bancada lateral”.
“O Sporting CP lamenta o constrangimento mesmo sendo alheio à venda de bilhetes a não Sócios e à presença de adeptos adversários na bancada lateral”, lê-se.
Meia hora depois do arranque do jogo em Alvalade, dezenas de adeptos do Benfica ainda estavam também fora do Estádio de Alvalade.
Benfica luta pelo 38.º campeonato
O Benfica joga este domingo com o Sporting, em Alvalade. Se vencer, a equipa da Luz conquista o 38.º campeonato.
Só por uma vez na história é que o Benfica conquistou o título de campeão em Alvalade e já foi há 48 anos.
O Benfica tem mais 25 vitórias do que o Sporting no histórico do 'dérbi dos dérbis' do futebol português, em vésperas do 316.º embate, que pode 'coroar' os 'encarnados' como campeões 2022/23, no domingo, em Alvalade.
Num duelo que se joga desde 1907, as 'águias' totalizam 137 triunfos, face aos 112 dos 'leões', e também estão por cima nos golos, com mais 52 (533 contra 481), apesar do 'rei' Eusébio (27) perder no confronto direto com Peyroteo (48).