Benfica e FC Porto procuram isolar-se na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, quando se defrontarem esta sexta-feira no Estádio da Luz, em jogo da sétima jornada da prova, sob o olhar atento do Sporting.
À partida para o clássico, o campeão nacional ocupa o terceiro lugar, a um ponto de distância de “dragões” e “leões”, que apenas entram em campo no sábado, no reduto do Farense, 11.º classificado.
Os dois clubes já se defrontaram nesta temporada, com o Benfica a vencer por 2-0 e a erguer a Supertaça, mas o histórico recente em Lisboa é mais favorável aos portuenses, que venceram nas duas últimas visitas a casa do rival, onde em 2021/22 chegaram mesmo a festejar a conquista do título.
Dúvidas a Norte, certezas na capital
O treinador alemão Roger Schmidt contará com uma equipa do Benfica na máxima força, ao contrário de Sérgio Conceição, técnico dos visitantes, que tem o influente defesa central Pepe em dúvida, numa lista de lesionados com maior ou menor gravidade que integra também Marcano, Zaidu, Veron, Danny Namaso e Evanilson.
Após uma entrada em falso na I Liga, ao perder por 3-2 no terreno do Boavista, o Benfica iniciou uma série de cinco triunfos seguidos, que, a prolongar-se, implicará a primeira derrota do FC Porto na competição, uma vez que o vice-campeão tem como pior resultado o empate 1-1 na receção ao Arouca.
O encontro entre Benfica e FC Porto, que tem início às 20:15 e será arbitrado por João Pinheiro, realiza-se num dia pouco habitual, devido aos compromissos dos dois clubes na próxima semana, referentes à segunda jornada da Liga dos Campeões.
O Sporting é a outra equipa que ainda não perdeu no campeonato e poderá aproveitar o embate entre os outros dois candidatos ao título para terminar a ronda no comando, quando defrontar o Farense, que regressou este ano ao escalão principal.
Programa da sétima jornada
Quinta-feira
- Estrela da Amadora 2-4 SC Braga
Sexta-feira
- Benfica-FC Porto (20:15)
Sábado
- Vizela-Portimonense (15:30)
- Boavista-Famalicão (18:00)
- Farense-Sporting (20:30)
Domingo
- Arouca - Desportivo de Chaves (15:30)
- Vitória SC-Estoril Praia (18:00)
- Rio Ave-Moreirense (20:30)
Segunda-feira
- Gil Vicente-Casa Pia (20:15)
Com Lusa


