Primeira Liga

Análise

"Rio Ave percebeu que linha defensiva do FC Porto estava instável e teve a capacidade de aproveitar"

Mariana Fernandes, comentadora da SIC, analisa os últimos jogos da Primeira Liga e as transferências do mercado de inverno.

Loading...

O FC Porto voltou a perder pontos no campeonato, empatou a dois golos com o Rio Ave, na estreia de Martín Anselmi no campeonato. O FC Porto chega ao clássico, da próxima sexta-feira, a oito pontos do Sporting.

"Martín Anselmi acabou por pôr em prática aquele que à partida será o seu sistema tático predileto ou preferido. Já sabíamos que o novo treinador do FC Porto jogava normalmente com três centrais. Não arriscou mudar desde logo o sistema tático na estreia contra o Maccabi Tel Aviv na Liga Europa, mas aqui num jogo para o campeonato contra o Rio Ave, achou por bem já colocar em prática então esse sistema tático, esta linha de três centrais com depois os laterais muito abertos. O problema é que estes centrais, ou pelo menos os centrais que nesta altura o FC Porto tem à disposição, não estão habituados a jogar neste sistema e aqui a habituação às vezes nem é só uma questão dos espaços que têm de pisar, não é só uma questão de terem de participar mais na construção, é mesmo até a própria responsabilidade que acabam por ter e eu acho que foi esse o grande problema do FC do Porto ontem", considera Mariana Fernandes.

A comentadora da SIC sublinha que houve "também mérito do Rio Ave na forma como percebeu que aquela linha defensiva do FC Porto estava instável, estava insegura e teve a capacidade de aproveitar, de insistir e de pressionar alto".

O SC Braga venceu o Moreirense por 2-1. O Moreirense começou melhor, marcou aos quatro minutos, depois de um cabeceamento de Guilherme Schettine, mas o SC Braga acabou por dar a volta ao resultado.

"O SC Braga, apesar de ter tido a questão de ter sido eliminado já na fase inicial da Liga Europa, pode beneficiar aqui de mais alguma folga, de mais algum descanso, obviamente, jogando de fim de semana a fim de semana, para tentar aqui aproximar-se cada vez mais de um FC Porto que, como se vê, está numa fase muito frágil da temporada e ainda aqui a tentar habituar-se a um novo treinador, a um novo sistema tático e a novas dinâmicas", descata Mariana Fernandes.