Primeira Liga

Análise

"Leões" mantêm liderança: "Foi uma vitória muito de coração e menos de capacidade estratégica"

Na análise à atualidade desportiva, Luís Cristóvão destaca o jogo do Sporting frente ao Gil Vicente e a antecipação do dérbi na Luz, no sábado, que pode decidir o vencedor da Primeira Liga

Loading...

O Sporting mantém a liderança do campeonato. O clube de Alvalade conseguiu a vitória frente ao Gil Vivente já no tempo de compensação. Sábado há dérbi no Estádio da Luz, onde Benfica ou Sporting podem levantar a taça de campeão nacional, que está em exposição na SIC Notícias esta segunda-feira.

"Foi uma excelente exibição do Gil Vicente, defensivamente a equipa criou mesmo muitos problemas ao Sporting, a forma como na prática organizou duas linhas, uma linha defensiva com os dois homens de meio campo que muitas vezes estavam disponíveis para fazer coberturas, não dando grande espaço ao Sporting e retirando o Vitória e o Álvares completamente do jogo", começa por referir o comentador da SIC.

Os "leões" venceram, este domingo, em casa, por 2-1, frente ao Gil Vicente, num jogo a contar para a 32.ª jornada da Primeira Liga.

"O Sporting entrou com muitas precauções e essas precauções acabaram por prender a ação da equipa.

Foi um Sporting muitas vezes lento, previsível. sem grande capacidade de desequilibrar a organização defensiva dos gilistas e com isso também atrasar a sua capacidade de se impor no jogo.
(...)
Ainda assim, foi uma vitória muito da emoção, foi uma vitória muito de coração e menos de capacidade estratégica de ultrapassar o trabalho realizado pelo conjunto de César Peixoto", considera Luís Cristóvão.

O jogo deste domingo, pode dar pistas a Bruno Lage para o dérbi de sábado.

"O que fica do jogo de ontem como aviso para Rui Borges e que Bruno Lage poderá tentar aproveitar é que há de facto vários jogadores do Sporting que fisicamente não estão em grandes condições".

A uma semana da visita ao estádio da Luz, o Sporting segue na liderança com 78 pontos, em igualdade pontual com o Benfica. A taça de campeão nacional pode ser levantada no Estádio da Luz.

"No caso do Benfica, tem que vencer por dois golos, mas em caso de vitória ficará já decidido o título.

Eu creio que para o Sporting esta questão física é importante. E ontem ficou também um pouco à vista na situação em que querendo ser mais cuidadoso, a equipa perdeu um pouco a capacidade de intervir na partida.


Acredito que para o jogo da Luz, Rui Borges não vá correr esse risco de ser demasiado cuidadoso e também para o lado dos 'encarnados', a aposta será tentar provocar este tipo de dificuldades que o Sporting tem demonstrado," explica Luís Cristóvão.