Rui Tavares

Rui Tavares quer recuperar “liberdade para a esquerda”

Discurso no único comício da campanha do Livre, que aconteceu na noite de quinta-feira.

Rui Tavares quer recuperar “liberdade para a esquerda”

O único comício da campanha do Livre aconteceu na noite de quinta-feira. Os conceitos mais celebrados por todos os cabeças de lista foram liberdade e igualdade. Rui Tavares voltou a criticar a esquerda que permitiu chegar a eleições legislativas antes do tempo. 

Rui Tavares defendeu que o Livre “tem a aposta de reconquistar a palavra ‘liberdade’ para esquerda” e não deixar que esta seja “deturpada”. 

“Que ela não seja tratada apenas como a liberdade da interferência do Estado: o Estado interfere, não sou livre, o Estado não interfere, sou livre. Sou livre de quê, de oprimir o outro? Nós dizemos que a liberdade é uma liberdade em que muitas vezes o fraco tem que ser protegido do forte. Nós dizemos que a liberdade precisa do princípio da responsabilidade”, advertiu. 

Mas, segundo Rui Tavares, também “muitos à esquerda deixaram que se fosse ganhando este terreno retórico, de achar que a liberdade só pertence a um campo da política, porque a esquerda só defenderia a igualdade”

“Por isso, além da liberdade estar a passar por aqui, a esquerda passa por aqui: a esquerda combativa, uma esquerda que ousa pensar o futuro, uma esquerda que não baixa os braços é a esquerda que o Livre representa e que vai levar à Assembleia da República”.