Saúde Mental

Saúde mental: tempo de espera por consultas de psiquiatria está a aumentar

No Hospital de Braga, uma consulta de psiquiatria da infância e adolescência, sem prioridade, pode demorar 357 dias, sendo que o limite é de 150 dias.

Loading...

A pandemia originou em Portugal uma crise de saúde mental. No entanto, o tempo de espera por uma consulta de psiquiatria é cada vez maior. Alguns utentes aguardam durante um ano para serem atendidos no Serviço Nacional de Saúde.

Um cenário que já foi bastante diferente. Em 2021, quase 90% das consultas de psiquiatria respeitavam os tempos máximos de espera, de acordo com o Relatório Anual de Acesso a Cuidados de Saúde. Agora, apenas 50% cumprem.

Segundo dados revelados pelo Jornal de Notícias, há doentes que esperam até um ano por uma consulta.

No Hospital de Braga, uma consulta de psiquiatria da infância e adolescência, sem prioridade, pode demorar 357 dias, sendo que o limite é de 150 dias.

Consultas prioritárias também sofrem atrasos

No Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, uma consulta considerada prioritária, que deve ter resposta em 60 dias, chega a demorar 182 dias.

O tempo limite para as doentes considerados muito prioritários é de um mês. No entanto, as pessoas podem ter de esperar até 77 dias para serem atendidas.

Ministério da Saúde diz que reforma está em curso

Contactado pela SIC, o Ministério da Saúde defende que o aumento dos recursos humanos vai permitir uma recuperação da capacidade dos serviços, lembrando ainda que o numero de médicos desta área tem aumentado nos últimos 5 anos.

O Governo garante ainda que “a promoção da saúde mental é uma prioridade”. Segundo o Ministério, a reforma dessa área, que implica um investimento de quase 90 milhões de euros, “deverá estar concluída em 2026”.