Sporting bicampeão

"Vi pessoas sem dentes": adeptos do Sporting relatam episódios de "violência gratuita"

Depois de um adepto também ter ficado cego de um olho, atingido por uma bala de borracha, a PSP continua a garantir que a operação, durante os festejos do bicampeonato conquistado pelos 'leões', decorreu de forma "tranquila, positiva e serena".  

Loading...

Vários adeptos do Sporting ficaram feridos nos festejos do título, em Lisboa, depois de a PSP ter disparado balas de borracha e utilizado bastões para dispersar a multidão. 

No meio do fumo verde que pintava a festa do bicampeonato do Sporting, no passado sábado, é possível ver em imagens a que a SIC teve acesso o dispositivo da unidade especial de polícia a disparar balas de borracha sobre os adeptos. 

Estavam a ser lançados foguetes e outros engenhos pirotécnicos quando passava pouco da 01:00 de domingo, na zona do Saldanha, depois de o autocarro com a equipa do Sporting iniciar o trajeto até ao Marquês de Pombal. 

“Uma confusão, um caos, uma aflição"

A PSP começou a tentar dispersar a multidão e atingiu vários adeptos. 

“Estava com o meu filho à frente e quando me apercebi daquilo a primeira reação que tive foi agarrar no meu filho para o proteger”, relata á SIC João Abelha, um adepto do Sporting. 

João ficou com ferimentos na cara, foi submetido a uma cirurgia e esteve internado no Hospital de São José, em Lisboa, até segunda-feira. 

“Uma confusão, um caos, uma aflição. Houve gente a cair, a tropeçar, uns atingidos [por balas de borracha] na barriga, outros na cabeça. Acho que foi violência gratuita sem necessidade 

Os relatos multiplicam-se: 

“Do nada, começo a ver as pessoas a correr, assim que me viro. Eu nem sequer estava no meio do trajeto onde passa o autocarro, ou seja, estava um pouco afastado, e, do nada, vejo um polícia a vir na minha direção, já com o cassetete lá no alto para me dar com o cassetete na cabeça. Aí, já foi o fim. Pus a mão à cabeça e já estava cheio de sangue [...] Vi pessoas sem dentes, que levaram bastonadas na boca, o que é completamente incompreensível, não faz qualquer sentido”, revela um adepto que levou sete pontos na cabeça e que não quis ser identificado. 

A Associação de Defesa do Adepto lamenta que o uso da força seja uma prática cada vez mais recorrente. 

PSP já abriu inquérito

A PSP já abriu um inquérito aos polícias intervenientes no que diz ter sido a “reposição da ordem pública”.  

Depois de um adepto ter ficado cego de um olho, atingido por uma bala de borracha, esta autoridade continua a garantir que a operação decorreu de forma "tranquila, positiva e serena".  

Confirma, ainda assim, ocorrências pontuais que levaram à intervenção mais musculada porque houve arremesso de artigos de pirotecnia na direção dos polícias.