TAP: o futuro e as polémicas

TAP: Frederico Pinheiro disponível para prestar esclarecimentos à comissão de inquérito

O ex-adjunto escreveu aos deputados para comunicar a sua "total disponibilidade para prestar quaisquer esclarecimentos", na sequência dos requerimentos apresentados para a sua audição no Parlamento.

Frederico Pinheiro
Frederico Pinheiro
ISCTE

O ex-adjunto do ministro das Infraestruturas, Frederico Pinheiro, anunciou que está disponível para prestar esclarecimentos à comissão parlamentar de inquérito sobre a TAP.

Ao que a SIC apurou, o ex-adjunto escreveu aos deputados para comunicar a sua "total disponibilidade para prestar quaisquer esclarecimentos", na sequência dos requerimentos apresentados para a sua audição no Parlamento.

O ex-adjunto de João Galamba deixa ainda o seu email ao presidente da comissão, como via principal para ser contactado porque continua sem telemóvel.

Na noite de sexta-feira foram conhecidos várias mensagens de Whatsapp enviadas por João Galamba e por elementos do seu gabinete a Frederico Pinheiro, o adjunto que foi exonerando por telefone e que tentou ir buscar o seu computador ao Ministério numa cena rocambolesca, que envolveu quatro agentes da PSP e uma intervenção do SIS.

Como o Ministério das Infraestruturas já divulgou, a rotura entre Frederico Pinheiro e Joao Galamba deu-se enquanto este estava numa visita de trabalho a Singapura. É isso que explica a diferença horária entre envios e respostas, bem como o facto inusitado de o adjunto ter sido despedido telefonicamente pelo ministro mal aterrou em Lisboa, numa ação que não parece ter cumprido qualquer norma legal.