Até junho do presente ano, a TAP lucrou quase 23 milhões de euros. Em reação aos números apresentados, a companhia aérea fala numa forte procura e prevê meses intensos até ao final do ano.
Se os primeiros seis meses do ano passado foram de prejuízos (pesados) superiores a 200 milhões de euros, na primeira metade deste ano o rumo mudou
e a companhia aérea conseguiu lucros de quase 23 milhões de euros.
Para já, da TAP, há apenas um comunicado onde diz que é um facto marcante porque é a primeira vez que a empresa apresenta lucros num primeiro semestre, desde que esse balanço é feito. As receitas operacionais subiram mais de 44% para mais de 1.900 milhões de euros. Os custos também subiram, mas menos.
Os dados mostram que a companhia aérea teve, na primeira metade do ano, um aumento do número de passageiros que ainda não reflete o efeito da Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu já depois do semestre fechar.
Diretor executivo estabelece objetivos
O diretor executivo, que entrou em funções em abril, diz na nota que tem como prioridade envolver os trabalhadores nos objetivos da empresa, melhorar as operações e gerir as reclamações. Espera ainda um segundo semestre intenso com um aumento da procura e das reservas.
Os resultados positivos aparecem numa altura em que a empresa está a tentar captar interessados na privatização.