Várias habitações estão em risco na vila de Pedrógão Grande, concelho de Pedrógão Grande, distrito de Leiria, disse hoje à agência Lusa fonte dos Bombeiros Voluntários locais e da Guarda Nacional Republicana.
Uma fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, por seu lado, disse à Lusa que o incêndio naquele concelho do distrito de Leiria lavra numa zona florestal e ainda "não há qualquer indicação de casas em perigo".
De acordo com o site da Autoridade Nacional de Proteção Civil na internet, 21 incêndios encontravam-se em curso em Portugal continental hoje, às 19h22, com a localidade de Fonte Limpa, concelho de Góis, distrito de Coimbra, a mobilizar 211 operacionais, 60 viaturas e três meios aéreos. O incêndio de Góis teve início às 14h52.
Em segundo lugar na mobilização de meios, encontrava-se o incêndio de Pedrógão Grande, distrito de Leiria, que estava a ser combatido por 174 operacionais, 52 viaturas e três meios aéreos, à mesma hora.
No Barro, concelho de Loures, Lisboa, 181 bombeiros, auxiliados por 56 viaturas e um meio aéreo combatiam o incêndio em curso em povoamento florestal desde as 12h02.
Em Aljezur, na zona de Lavradio, um incêndio teve início pelas 17:49 e está a ser combatido por 108 operacionais de várias corporações do Algarve, apoiados por 29 veículos e dois meios aéreos.
O comandante operacional da Proteção Civil do Algarve disse à agência Lusa que as chamas estão a lavrar numa zona de mato e floresta, não existndo, pela 19h10, quaisquer casas em risco.
No conselho de Nisa, na região de Alpalhões, perto das termas da Fadagosa, distrito de Portalegre, um incêndio deflagrou às 16h48, numa zona de mato, estando atualmente a ser combatido por 83 operacionais, com 22 viaturas.
Segundo o site da Autoridade Nacional da Proteção Civil na Internet, às 19h00 lavravam em Portugal 64 fogos, dos quais 22 em curso, cinco em resolução e 37 em conclusão.
Um incêndio em resolução significa, de acordo com a Proteção Civil, que não há perigo de propagação além do perímetro já atingido.
Um fogo em conclusão é um incêndio extinto com pequenos focos de combustão dentro do perímetro atingido.
Lusa