Tragédia em Pedrógão Grande

Proteção Civil admite buscas mas não confirma queda de aeronave

A Autoridade Nacional da Proteção Civil não confirma qualquer incidente que envolva qualquer avião no combate ao incêndio de Pedrógão Grande, horas depois de ter surgido a notícia da queda de um Canadair, próximo do lugar de Ouzenda.

As informações são contraditórias. Contactado pela SIC, o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves confirmou ter sido notificado pela Proteção Civil e disse que uma equipa partiu para o local cerca das 17:00 da tarde. Outras fontes oficiais, incluindo o INEM, também confirmaram a informação.

Contudo, cerca de duas horas, no posto de comando instalado em Avelar, o comandante da Proteção Civil Vitor Vaz Pinto disse que não foi encontrada qualquer aeronave, admitindo as operações de busca. Também o secretário de Estado da Aministração Interna afirmou o mesmo.

Em Ansião, a repórter da SIC Sara Antunes de Oliveira relata o que aconteceu no espaço de tempo entre as primeiras informações e a conferência de imprensa em que a Proteção Civil não confirmou o acidente:

Loading...

Atualizações ao minuto:

19:18 "Todos os meios aéreos ao serviço da Proteção Civil estão operacionais", disse o secretário de Estado da Administração Interna.

19:09 O comandante Vaz Pinto adianta que no local apontado do incidente existiria uma roulote antiga com botijas de gás e uma delas terá explodido, o que terá provado a aparente confusão.

19:02 A Autoridade nacional de Proteção Civil não tem conhecimento da queda de avião e garante que nenhuma aeronave ao seu serviço se tenha despenhado. O comandante Vitor Vaz Pinto confirma as operações de busca e salvamento, até agora sem resultado.

18:34 Fonte da Proteção Civil citada pela Lusa garante que o avião que se despenhou não é nenhum dos dois Canadair contratados por Portugal.

18:17 Os ministros da Defesa e da Administração Interna saíram da conferência de imprensa desta tarde sem comentar a queda do Canadair. Veja o vídeo:

Loading...

18:10 O secretário de Estado da Administração Interna não confirma o acidente. "Não tenho nenhuma indicação de queda de avião", disse Jorge Gomes.

18:01 Há um briefing marcado para as 18:30.

18:00 Não há acesso ao local do acidente por via terrestre. Entretanto, o helicóptero do INEM que ia a caminho teve que voltar para trás por falta de combustível e terá que reabastecer.

17:58 Desconhece-se ainda a origem do Canadair. Além de dois aviões espanhóis, pelo menos um francês e também participava no combate ao incêndio. Também se encontram em Pedrógão meios aéreos italianos.

17:56 Outras fontes adiantam que o acidente terá acontecido perto do lugar de Ouzenda.

17:54 Helicóptero da Esquadra 751 do Montijo está também a caminho do local onde se deu a queda do Canadair

17:38 Fonte da Proteção Civil espanhola citada pelo El Mundo indica que o avião é português:

17:32 O repórter da SIC Frederico Correia está perto de Ouzenda, a cerca de 2km onde o avião se terá despenhado. A GNR cortou as estradas e só passam veículos do INEM.

17:30 Há indicações de que a aeronave terá caído perto da localidade de Louriceira. Terá sido avistada uma bola de fogo.

17:21 Um helicóptero do INEM está a dirigir-se para o local do acidente.

17:14 De acordo com as primeiras informações, o avião será espanhol. Desde domingo, duas aeronaves Canadair de Espanha estão a combater os incêndios da região centro de Portugal.

Um dos aviões Canadair em Pedrógão Grande
MIGUEL A. LOPES