Tragédia em Pedrógão Grande

Debate quinzenal abre semana parlamentar com fogos na agenda

O debate quinzenal com o primeiro-ministro inicia, na quarta-feira, uma semana parlamentar em que os incêndios de Pedrógão Grande, que fizeram 64 mortos, vão estar em foco.

Debate quinzenal abre semana parlamentar com fogos na agenda
Miguel Vidal

Esta terça-feira, no debate quinzenal, fontes do Bloco de Esquerda e do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) admitiram que a questão dos incêndios e da prevenção seja levantada na discussão com António Costa, no plenário da Assembleia da República.

Na quinta-feira, o PSD agendou um debate sobre segurança, proteção e assistência às pessoas no incêndio de Pedrogão Grande e a semana de debates parlamentares termina na sexta-feira de manhã com uma interpelação de Os Verdes sobre a floresta e desertificação do mundo rural.

No debate quinzenal de quarta-feira, será o PSD a abrir o debate, com uma ronda de perguntas ao chefe do Governo, seguindo-se PS, Bloco de Esquerda, CDS-PP, PCP, PEV e Partido Pessoas, Animais e Natureza (PAN).

Todos os partidos comunicaram, por antecipação, que pretendem abordar temas sociais e económicos, sendo o PEV o único, como é habitual, a colocar temas ambientais.

O BE acrescentou também temas de política internacional. O último debatequinzenal foi a 8 de junho. O tema escolhido pelo Governo foi a educação, os parceiros do PS à esquerda pressionaram o primeiro-ministro para acabar com a "vergonha nacional" das rendas excessivas na energia, mas de António Costa só ouviram que admite renegociar.

Lusa