As vacinas contra a covid-19 já chegaram a 10% da população da Madeira numa semana em que o Governo regional anunciou que irá vacinar os professores e os funcionários das escolas durante as férias da Páscoa.
André Mendes é enfermeiro e faz parte da equipa que todas as semanas percorre os concelhos da Madeira para vacinar os idosos. Esta quinta-feira foi dia de ir a Santana, à casa da cultura que agora é também centro de vacinação contra a covid-19.
Os números oficiais indicam a vacina já foi administrada a 25 mil pessoas, ou seja, a 10% da população do arquipélago. O Governo quer agora estender as vacinas aos professores e funcionários das escolas.
A prioridade na vacinação nas escolas será dada a quem está no regime de aulas presenciais, pois o objetivo é manter a pandemia controlada.
A Madeira optou por não fazer um confinamento geral e os números de novas infeções têm descido mais lentamente, mas, por enquanto, tem sido possível manter 75% dos alunos com aulas nas escolas. Os restaurantes, esplanadas, ginásios e cabeleireiros estão abertos até às 18:00. Às 19:00 há recolher obrigatório.