A task force anunciou esta quinta-feira que mais de 600 mil pessoas foram vacinadas contra a covid-19 em quatro dias em Portugal Continental.
Só na quarta-feira foram administradas cerca de 154.600 doses, um número que se estima repetir esta quinta-feira.
Em comunicado, a task force agradece o "comportamento cívico, tolerante e responsável da maioria dos utentes".
No entanto, assinala comportamentos "menos corretos" de algumas com os profissionais de saúde nos centros de vacinação. Nesse sentido, reforça o apelo ao respeito por esses profissionais.
Portugal é o país do mundo a vacinar mais rápido
Portugal é o país do mundo que está a vacinar mais rapidamente contra a covid-19, numa média a sete dias, de acordo com a plataforma Our World in Data.
O valor nacional é de 1,7 doses por cada 100 habitantes, acima dos 0,8 em que se situa a média europeia.
O acelerar da vacinação era o objetivo desta semana e que se mantém durante os próximos dias, numa tentativa de controlar o aumento de casos.
Nos centros de vacinação, o objetivo é rentabilizar ao máximo os recursos disponíveis.
Um centro de vacinação no Montijo está a vacinar, desde esta semana, o dobro da capacidade prevista, passando de 700 doses para mais de 1.400.

MAIORES DE 25 ANOS JÁ PODEM AUTOAGENDAR A VACINA
O autoagendamento da toma da vacina contra a covid-19 já está disponível para pessoas a partir dos 25 anos na plataforma da Direção-Geral da Saúde (DGS) destinada a estas marcações.
A vacinação contra a covid-19 arrancou no domingo para os maiores de 18 anos mas, nesta altura, a marcação online está disponível apenas para as pessoas com mais de 25 anos.
Este processo de autoagendamento permite que os cidadãos selecionem o local e a data em que pretendem ser vacinados, recebendo depois uma mensagem SMS com a confirmação do dia, da hora e do centro de vacinação. A confirmação do agendamento implica que seja enviada resposta ao SMS.