O Governo garante que ainda esta semana vai haver um reforço de meios humanos e logísticos para acelerar o processo de vacinação.
Até domingo, mais de 750 mil pessoas receberam a terceira dose contra a covid-19 e mais de 1,5 milhões a vacina da gripe.
"Portugal já administrou cerca de 1.561.000 doses de vacina contra a gripe (incluindo cerca de 400 mil em farmácias) e mais de 750 mil doses de reforço e adicionais da vacina contra a covid-19. Estes resultados foram possíveis com a aceleração da vacinação diária dos centros de vacinação, incluindo ao fim de semana, através da modalidade 'Casa Aberta'", indicou a Direção-Geral de Saúde num comunicado.
O reforço de meios foi anunciado esta segunda-feira pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, depois do pedido feito pelo responsável do núcleo de coordenação, coronel Penha Gonçalves.
Em declarações aos jornalistas à margem de uma visita ao centro de vacinação em Mafra, António Lacerda Sales reconheceu que "o número de elegíveis mais do que duplicou", em virtude das novas orientações dadas pela DGS, e sinalizou que há agora "mais 1,8 milhões de pessoas para vacinar" além das que já estavam inicialmente previstas até 19 de dezembro.
Saiba mais:
- Mais 750 mil pessoas já receberam a 3.ª dose da vacina contra a covid-19
- Covid-19: profissionais do setor social e bombeiros começam hoje a ser vacinados
- Ana Gomes defende vacinação obrigatória contra a covid-19
- Covid-19: "Todos ou quase todos estarão vacinados, curados ou mortos" até ao final do inverno, garante ministro alemão
- Covid-19: pressão nos hospitais "já se começa a notar" o que pode significar "um Natal complicado"