Vacinar Portugal

Covid-19: diretora-geral da Saúde diz que ficaria "muito satisfeita" se anunciasse vacinação de crianças

DGS aguarda parecer do regulador e da comissão técnica. 

Loading...

A Direção Geral da Saúde (DGS) aguarda a decisão da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) sobre a vacinação contra a covid-19 das crianças entre os cinco e os 11 anos, parecer que será conhecido na quinta-feira.

Mas esta recomendação não chega para avançar com o processo em território nacional, é necessária uma espécie de dupla aprovação.

Se o parecer europeu for positivo, a comissão técnica de vacinação, da DGS e um grupo de pediatras vão analisar os ensaios clínicos que serviram de base à decisão da EMA e depois emitem o seu próprio parecer. Só depois disso, será tomada uma decisão definitiva.

A diretora-geral da Saúde "ficaria muito satisfeita se pudesse anunciar a vacinação contra a covid-19 para crianças".

Dose para crianças será diferente dos adultos

Em conferência de imprensa, Graça Freitas disse ainda que a dose a administrar às crianças será diferente daquela que é usada nos adultos.

"É uma vacina pediátrica, feita especialmente para a população que tem entre 5 e 11 anos. Ou seja, a dosagem não é igual à das vacinas que foram dadas anteriormente", explicou.

Por isso, será definido um plano de vacinação específico para esta faixa etária.

Saiba mais

Especial coronavírus

Especial vacinar Portugal