Vacinar Portugal

Covid-19: reforço para maiores de 50 vacinados com Janssen arranca hoje

Os utentes elegíveis para esta vacinação serão convocados por mensagem SMS.

Imagem ilustrativa.
Imagem ilustrativa.
Canva

As pessoas com mais de 50 anos a quem foi administrada a vacina da Janssen vão começar, a partir de hoje, a receber uma segunda dose para reforçar a sua imunidade contra o coronavírus SARS-CoV-2.

Segundo adiantou a Direção Geral da Saúde (DGS) no final de novembro, este processo de vacinação arranca hoje e vai prosseguir quarta-feira, feriado, e nos domingos seguintes, 12 e 19 de dezembro.

De acordo com a DGS, os utentes elegíveis para esta vacinação serão convocados por mensagem SMS, devendo aguardar essa convocatória.

Esta dose de reforço, decidida na sequência de estudos internacionais que indicam uma diminuição da imunidade das pessoas que tomaram a vacina da Janssen, será da vacina da Pfizer ou da Moderna, estando elegíveis cerca de um milhão de pessoas.

Mais de 1,5 milhões de pessoas já recebeu dose de reforço da vacina em Portugal

Portugal já administrou mais de 1,5 milhões de doses de reforço da vacina contra a covid-19 e mais de 2,06 milhões de doses contra a gripe, anunciou hoje a Direção-Geral de Saúde (DGS).

Em comunicado, a DGS refere que a "intensificação do ritmo de vacinação continua a ser uma prioridade", pelo que os Centros de Vacinação do país "estão empenhados em vacinar pessoas convocadas através de agendamento central e local, na sua capacidade máxima".

A Direção-Geral da Saúde mantém o apelo à vacinação contra a gripe e contra a covid-19 e à compreensão das pessoas, lembrando que "esta é a melhor forma de proteção dos mais vulneráveis, especialmente nesta altura do ano, em que as temperaturas são mais baixas".

Covid-19 em Portugal: especialistas pedem prudência

Portugal pode ultrapassar os 480 casos de infeção do vírus SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes a 14 dias em menos de duas semanas.

Os especialistas dizem que, por enquanto, não há motivo para alarme, mas pedem prudência.

Loading...

ÓMICRON CLASSIFICADA COMO "PREOCUPANTE" PELA OMS

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como "preocupante" pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em cerca de 40 países de todos os continentes, incluindo Portugal.

SAIBA MAIS