Portugal já está abaixo da média da União Europeia nas doses administradas da vacina contra a covid-19, ponderando, obviamente, a população dos Estados-membros. A diferença não é significativa (são apenas menos 0,3 pontos percentuais nas doses inoculadas por 100 habitantes), mas é real. A média da UE é de 4,2%, enquanto Portugal se fica pelos 3,9%.
TOTAL DE DOSES INOCULADAS
Como se pode ver no gráfico acima, de acordo com os dados recolhidos no portal Our World in Data, Portugal esteve bastante tempo acima da média europeia – mais concretamente entre 22 de janeiro e 4 de fevereiro. Desde aí manteve-se sempre atrás da média, obtendo quase um “empate” a 7 de fevereiro: 3,86% em Portugal, 3,87% na UE.
A diferença é pequena e pode ser facilmente invertida, à medida que os fornecimentos de vacina vão chegando neste primeiro trimestre de 2021, mesmo sabendo-se que serão muito abaixo do esperado: como anunciou esta quinta-feira António Costa, em vez dos 4,4 milhões de doses prometidas pelas farmacêuticas, vão chegar apenas 1,98 milhões de doses. Ou seja, menos de metade.
PAÍSES COM MAIS DOSES ADMINISTRADAS
Israel, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido continuam destacados de todos os outros países no mundo mas, na comparação por habitante, há cada vez mais territórios com pouca população a subir no ranking mundial. Portugal ocupa atualmente a 39.ª posição com cerca de 4 doses inoculadas por 100 habitantes.
POPULAÇÃO COM A VACINA COMPLETA
Até esta quarta-feira 106 mil portugueses já terão recebido a vacina completa. Na lista dos países com mais população com as duas doses da vacina, Portugal sobe para a 26.ª posição, com 1 pessoa com a vacina completa em 100 residentes.
O Reino Unido, que é o 6.º país no mundo com mais doses administradas, desce para a 37.ª posição nesta comparação.