As vacinas contra o coronavírus começaram a ser administradas a pessoas com 42 anos ou mais, em Inglaterra, no Reino Unido.
A partir de agora, as pessoas com 42 anos ou mais, ou que completam os 42 anos até 1 de julho, podem agendar a vacinação online.
É a segunda vez esta semana que as doses começam a ser dadas a pessoas com cerca de 40 anos. Esta segunda-feira, foram disponibilizadas a pessoas a partir dos 44 anos.
Mais de metade da população com 1.ª dose
As grávidas também já começaram a ser vacinadas. Ppodem começar a ser inoculadas com vacinas da Pfizer e da Moderna, de RNA mensageiro. O Comité que aconselha o governo sobre a vacinação garante que são seguras e baseia-se nos dados vindos dos Estados Unidos, onde cerca de 90 mil mulheres foram vacinadas com este fármacos.
Neste momento, mais de metade da população do Reino Unido recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19. A meta de disponibilizar a vacina aos nove grupos mais vulneráveis até 15 de abril foi alcançada três dias antes.
O Governo vê na vacinação e testagem meios para ajudar ao regresso da normalidade no verão, mas quer ir mais longe e criou um grupo de trabalho para desenvolver tratamentos antivirais que evitem a propagação da covid-19 e acelerem a recuperação para serem usados já no outono.