A vacinação em Portugal e no Mundo

Covid-19: chegou a hora de falar sobre a obrigatoriedade da vacinação

Diretor da OMS Europa está muito preocupado com a previsão de meio milhão de mortes no continente até à primavera.

Loading...

O número de casos de covid 19 na Europa, com a perspetiva de meio milhão de mortes nos próximos meses, está a colocar sobre a mesa a polémica questão de se decidir se a vacinação deverá ser obrigatória ou não.

O diretor executivo da Organização Mundial da Saúde para a Europa, Robb Butler confessa estar muito preocupado. Perante um cenário de mais de 500 mil mortes só na Europa até à próxima primavera, diz que "chegou a hora" de discutir a obrigatoriedade das vacinas contra a covid-19.

A Áustria já deu o primeiro passo ao anunciar já a partir de fevereiro a obrigatoriedade da vacinação no país.

Também alguns políticos alemães estão a sugerir que está na hora de considerar a vacinação obrigatória, seja para profissões específicas ou para a população como um todo. A Alemanha está a um passo de chegar à marca das 100 mil mortes por covid-19.

As taxas de vacinação estagnaram nos 68% da população, muito aquém dos 75% que o governo pretendia. Por outro lado, os tratamentos intensivos estão com taxas de ocupação muito maiores e os idosos estão a perder a imunidade das primeiras vacinas.

Na vizinha França, o ministro da saúde divulgou na Assembleia Nacional os números que deixam nas últimas 24 horas, registou mais de 30.000 novas infecções por covid-19, ultrapassando o pico de 8 de agosto.