Violência doméstica

“Uma criança pequena dizia-me que gostava que o seu superpoder fosse que a mãe parasse de lhe dar chapadas”

Todos os dias, três crianças são vítimas de violência doméstica em Portugal e outras três são vítimas de abusos sexuais. No Dia Mundial da Criança, as estatísticas ajudam, também, a perceber que quase 20% das crianças portuguesas estão em risco de pobreza.

Loading...

Os dados são da Unicef e do Instituto Nacional de Estatística. Em média, todos os dias, três crianças são vítimas de violência doméstica e outras três de abusos sexuais. Num só ano, foram registados 3.237 crimes contra crianças.

“Recordo-me de uma criança muito pequena de primeiro ciclo que noutro dia nos dizia que gostava que o seu superpoder fosse que a mãe parasse de lhe dar chapadas. Isto são realidades que nos chegam todos os dias”, revela à SIC Francisca Magano, da Unicef.

No Dia Mundial da Criança, é importante lembrar que a taxa de risco de pobreza é maior neste grupo do que na população em geral.

Portugal tem quase 1,7 milhões de crianças. Destas, quase 18% estão em situação de pobreza - uma em cada 6. E quase 19% das famílias vivem em casas sobrelotadas.