Vodafone Paredes de Coura

Estas jantes rodam todos os anos para o Alto Minho: amigos da “Velha Guarda” não falham um Paredes de Coura desde 1998

"Já somos prata da casa, toda a gente nos conhece": há um grupo de amigos de Braga que vem ao Vodafone Paredes de Coura, religiosamente, desde 1998. São de Braga, com idades entre os 16 e os 63 anos, maioritariamente colegas de trabalho numa empresa de jantes, e tiram sempre férias em agosto para uma semana de "campismo de luxo" no Taboão.

Estas jantes rodam todos os anos para o Alto Minho: amigos da “Velha Guarda” não falham um Paredes de Coura desde 1998

No coração do Alto Minho, onde o rio Coura serpenteia entre colinas verdes, o Vodafone Paredes de Coura não é apenas um festival de música, é um ritual, uma peregrinação, uma celebração da vida. E para um grupo singular de amigos é uma tradição que perdura há quase três décadas.

Conhecidos como a 'Velha Guarda 1998', este grupo de colegas de trabalho, que começou no negócio de jantes em Braga e se expandiu para terras francesas, é a alma viva do festival há 27 anos.

Este ano, encontrámo-los acabados de chegar das ilhas Canárias, bronzeados, cheios de histórias e prontos para mais uma edição épica.

"Já chegámos a ser mais de 60. Temos cozinha, casa de banho, tudo. Este festival é dos melhores, tem condições formidáveis", contam à SIC os membros do grupo Velha Guarda 1998.

A ementa destes dias inclui arroz de polvo, coelho à caçador, bacalhau assado na brasa (nos grelhadores do campismo, mesmo ali ao lado) com ovinhos caseiros e presunto de pata negra.

Loading...

"É só iguarias, já merecem uma estrela Michelin"

"Comem-se aqui uma iguarias fantásticas, já merecem uma estrela Michelin", elogia Rui Andrade, que tem uma food truck há 12 anos na entrada do campismo: "Criou-se esta amizade ao longo dos anos. Acabam por nos convidar para vir aqui comer umas iguarias, e ajudamo-nos todos. Nós vamos diariamente ao Porto, sempre que é preciso alguma coisa nós trazemos. Há um grande espírito de entreajuda, nunca falta nada."

Loading...

Neste grupo não encontramos propriamente melómanos, mas sobretudo muitas referências ao "ambiente fantástico". Apesar disso, há a curiosidade de, ano após ano, subir até ao recinto dos concertos para conhecer música nova. "Nunca nos cansamos disto": na turma já começa a haver pais e filhos, espera-se que em breve também os netos se juntem. É um grupo que não passa despercebido a quem entra e sai da zona das tendas:

Loading...

Acompanhe aqui o Vodafone Paredes de Coura.