O co-fundador da Web Summit, Paddy Cosgrave, queixou-se que alguns hotéis de Lisboa "deixaram-se cegar pela ganância" e aproveitaram a iniciativa para "aumentar os preços em mais de 300%, e por vezes 500%, em comparação com as tarifas normais de Novembro".
Numa publicação no X, Cosgrave escreveu ser "compreensível e razoável" o "enorme aumento de preços devido à procura", mas considerou ser "difícil simpatizar" com a triplicação ou até quintuplicação de preços.
Como exemplo, Cosgrave destacava o hotel Ikonik Lisboa: "No caso abaixo, por exemplo, o preço por noite de um quarto na semana seguinte ao Web Summit neste encantador hotel de 4 estrelas é de cerca de 130€ por noite, mas durante a semana do Web Summit sobe para mais de 700€ por noite. Isto representa uma inflação de cerca de 570%".
Aumentos chegam aos 376%, mas não aos 570%: eis a explicação
Na publicação, Paddy Cosgrave criticou a "inflação de aproximadamente 570%" no hotel Ikonik Lisboa, mas a comparação apresentada não é correta porque considera preços de duas categorias de quatros diferentes: um "quarto duplo deluxe com vista de rio" e um quarto duplo standard.
Na segunda-feira, a Lusa Verifica conseguiu verificar que não existem aumentos de 570% para quartos da mesma tipologia naquele hotel.
No caso do Ikonik Lisboa, o valor para três noites de um quarto duplo standard (para uma pessoa) rondava os 450 euros para o período de 17 a 20 de novembro, enquanto o mesmo número de noites esta semana custam 1.565 euros, ou seja, mais quase 348%. Já no quarto "deluxe com vista de rio", três noites custarão 611 euros na próxima semana, enquanto nesta custam 2.172 euros, mais 355%, mas abaixo dos referidos 570%.
A Lusa Verifica fez o mesmo tipo de contas através da página da Eurostars, a empresa proprietária do Ikonik Lisboa, onde se podem encontrar tarifas ligeiramente inferiores, e constatou que os valores cobrados esta semana são em média 3,45 vezes superiores aos da próxima semana, mas nunca 5,7 vezes superiores.
Estas percentagens de aumento eram semelhantes nos outros hotéis visados na publicação de Cosgrave, com aumentos entre os 186% e os 349%, e noutros situados no Parque das Nações, local onde decorre a Web Summit.
A maior diferença encontrada no Parque das Nações foi no hotel Eurostars Universal Lisboa, onde três noites num quarto duplo deluxe com vista de cidade custam 2.262 euros esta semana, baixando para 601 euros na próxima, uma diferença de mais de 376%.
A Lusa Verifica questionou Paddy Cosgrave através do gabinete de comunicação da Web Summit, bem como o Grupo Hotusa, proprietário da empresa Eurostars Hotel Company, mas não obteve respostas.

