O mundo está a lidar com a pandemia a diferentes velocidades. Há países a apertar medidas, outros a relaxar. Todos depositam esperança no processo de vacinação contra a covid-19.
O Reino Unido conseguiu este sábado um recorde com mais de 873 mil vacinas administradas num só dia. Uma boa notícia para a imunidade de grupo. Por outro lado, o ministro britânico da Defesa desaconselhou a marcação de viagens, que alguns achavam que já seriam possíveis em maio.
É o possível aumento de infeções que motiva as medidas restritivas que ainda se mantêm. Na capital de Inglaterra continuam os protestos contra limitação de liberdades.
Em França o mês começou com aperto da distância social, mas a lista de exceções no novo confinamento é tão vasta que o fim de semana de sol foi na rua.
Nos Estados Unidos, a "spring break" – umas férias a que os estudantes norte-americanos têm no início da primavera – é um momento para respirar mas com restrições. Este ano, em Miami, vai haver recolher obrigatório às 20:00 e acabaram-se as festas.
No Brasil há dezenas de festas ilegais para contornar o confinamento. A polícia de S. Paulo tem uma força especial só para prevenir a aglomeração de jovens.
- Covid-19: China suspende voos da Austrian Airlines após detetar cinco casos positivos
- Covid-19. Itália dá luz verde à vacinação em farmácias
- Covid-19: Brasil recebe primeiro carregamento de vacinas através da Covax
- Reino Unido diz que seria "contraprodutivo" bloquear exportação de vacina da AstraZeneca
- Identificado surto de covid-19 no resort onde vive Donald Trump