Prémio Intermarché Produção Nacional

O Azeite Biológico de Trás-os-Montes que alia tradição e inovação

Conheça os pré-finalistas na categoria Produção Primária da 7.ª edição do Prémio Intermarché Produção Nacional. Os vencedores serão anunciados em Outubro.

Alberto Carvalho Neto estava a entrar na universidade quando começou o seu primeiro projeto agrícola com base em regadio, já lá vão cerca de 20 anos. Uma inovação para a época, pois os verões quentes que predominam na região transmontana fazem com que as culturas sejam tradicionalmente de sequeiro.

Foi também nessa altura que plantou, entre árvores centenárias, as primeiras estacas das oliveiras, cujas azeitonas – com destaque para a variedade autóctone verdeal transmontana, que tem um gosto verde e sub-repticiamente picante – dão hoje origem ao azeite Estacal, um néctar de sabor harmonioso a frutos secos amargos, suave e frutado. “Estes olivais mais recentes são melhorados, uma vez que o regadio veio fazer toda a diferença”, conta o produtor de Valbom dos Figos (concelho de Mirandela), que fala do seu projeto com paixão.

Não admira, pois o gosto pela agricultura, a sua ligação à terra e às origens vem de longe: há já seis gerações que, na Casa Agrícola Valbom, a família Carvalho Neto produz, transforma e comercializa produtos alimentares de elevada qualidade, sobretudo azeite. “Somos certificados como agricultura biológica desde a década de 80 e a nossa política ambiental e de minifúndio faz com que trabalhemos a pensar na qualidade e não na quantidade.


O biológico é um processo mais lento e por isso requer tempo, dedicação e mais investimento, mas é uma forma de nos diferenciarmos, de deixarmos uma pegada saudável às gerações vindouras e de perpetuarmos os valores da família”, acrescenta.

Depois de apostar em mercados internacionais, este engenheiro zootécnico pretende agora estimular o consumo dos seus produtos ao nível nacional e dinamizar a economia da região, valorizando o que de melhor se faz em Portugal.

SUGESTÃO boa cama boa mesa

Para conhecer a origem dos melhores produtos e sabores de Trás-os-Montes, como o azeite, que tem Denominação de Origem Protegida (DOP), foi criada uma rota turística na região. No Posto de Turismo de Mirandela pode saber como visitar a Casa Agrícola Valbom.