Prémio Intermarché Produção Nacional

Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito - O vinho da talha alentejano proveniente de vinhas centenárias

Conheça os pré-finalistas da 7ª edição do Prémio Intermarché Produção Nacional, na categoria Produtos Transformados que tão bem valorizam Portugal

Na Vidigueira, o vinho da talha bebe-se como manda a tradição: na adega, diretamente da vasilha de barro ou de jarros, em copos de taberna bem servidos, e de preferência em comunidade, rodeado de calor humano e de uma boa lareira.

É assim desde que há cultura da vinha nesta região do Alentejo, ainda os romanos ocupavam o território e onde continuam a encontrar-se, atualmente, vinhas centenárias cujas uvas de castas brancas tradicionais (Antão Vaz, Roupeiro, Manteúdo, Diagalves, Larião e Perrum, algumas delas quase em extinção) dão origem a um néctar de sabor único.

Para preservar todo este património regional, a Adega Cooperativa de Vidigueira Cuba e Alvito, fundada há 60 anos como polo agregador de dezenas de pequenos produtores de uva (hoje, 283 cooperadores) destes concelhos, criou um projeto de enoturismo que inclui a Casa das Talhas, a qual convida à descoberta do terroir e do culto deste vinho de inspiração milenar através dos sentidos.

A modernização de processos quase extinguiu a talha enquanto método de fazer vinho, mas, em 2017, esta instituição retomou esse modo de produção ancestral e artesanal e assim surgiu o “Vidigueira Vinho de Talha”. “Queremos manter-nos fiéis a essa causa de só fazer o vinho a partir dessas vinhas centenárias, distribuídas apenas por seis hectares, pelo que a produção será sempre limitada”, destaca José Miguel Almeida, presidente da cooperativa. Para uma boa degustação deste vinho extremamente aromático, o mesmo deve servir-se a uma temperatura entre os 10 e os 11 graus centígrados e é perfeito para acompanhar pratos tanto de peixe como de carne.

SUGESTÃO boa cama boa mesa

A melhor forma de conhecer o universo do Vinho de Talha é fazer uma visita à Casa das Talhas (Tel.: 939 190 460), que inclui passagem pela adega, sala das barricas e provas de vinhos. O espaço inclui wine bar e também organiza workshops vínicos.