Prémio Intermarché Produção Nacional

Ideias com qualidade

No Prémio Intermarché Produção Nacional não se premeiam apenas produtos de qualidade, mas também o que os antecede. Na categoria Ideias com Potencial valoriza-se a criatividade para criar algo de raiz ou até mesmo a capacidade de repensar um conceito com um novo twist.

Ideias com qualidade

A Campicarn surgiu com a ideia de uma Dose Certa: porções de carne adaptadas a uma alimentação equilibrada. Já a Margarido’s pegou em dois conceitos e juntou-os: a desidratação e um ótimo presunto. Estes são os dois pré-finalistas na categoria de Ideias com Potencial na nona edição do Prémio Intermarché Produção Nacional.

Na medida certa

A Dose Certa surge com o principal objetivo de promover o consumo de carne de forma consciente e de contribuir para uma alimentação equilibrada e diversificada. Filipa Faria, técnica de Inovação, Desenvolvimento do Produto e Marketing na Campicarn, é a autora desta ideia com (bastante) potencial.

Ter em unidoses a porção de carne recomendada pela DGS (Direção-Geral da Saúde) para uma dieta saudável e equilibrada é apenas a ponta do iceberg. As próprias embalagens são em skin pack, ou seja, são feitas de um material que permite maior durabilidade sem conservantes nem aditivos. As embalagens são também produzidas com baixa impressão de tinta, com materiais recicláveis e em dimensões reduzidas (o que ajuda na diminuição da pegada ecológica também em termos logísticos).

A Campicarn está ligada ao comércio de carnes desde 1987 e por isso apresentar novos produtos e conceitos que acompanhem a evolução do mercado e das necessidades atuais é imperativo. A Dose Certa é um bom exemplo de um produto que simultaneamente responde ao bem-estar pessoal e do planeta.

O cheiro da casa dos avós Margarido

Na Margarido’s as tradições mantêm-se, das receitas ao fumeiro. A Margarido’s produz presunto desidratado a partir de pernas de suínos, criteriosamente selecionados. E para o processo de fumagem recorre a lenha de azinho.

A desidratação do presunto é possível de forma caseira, mas a criação do Ouro Vermelho (designação comercial que escolheram para o presunto desidratado) permite o mesmo resultado pronto a servir.

A ideia surgiu quando a terceira e quarta geração da família Margarido, amantes da culinária, se juntaram na cozinha e decidiram elevar a produção caseira ao nível industrial. O presunto desidratado é então direcionado a todos e com vários fins, para a confeção de pratos, como entrada... e até para cozinhas de chefs de renome.

A Margarido’s entrega não só o melhor presunto desidratado mas também uma viagem ao passado, às heranças gastronómicas e culturais e ao cheiro da casa dos avós Margarido.